Jogos de Páscoa

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Jogos de Páscoa

P4 Escola Maria Carmelita: JOGOS DE PÁSCOA

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Links de treino

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 PROVAS DE AFERIÇÃO 2.º ANO

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Inteligência artificial

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Questionários Socrative               Questionários Menti                 Questionários WooClap

                                    

                                

                                                           Kahoot para jogares                                  Kahoot para criares   

  

 

                              Khan Academy           

 

 

Para aceder ao projeto

"Canguru Matemático

sem fronteiras" Clica no link abaixo

PROJETO CANGURU

PROGRAMAÇÃO

Clica aqui para aceder à pagina

Seleciona a tua turma< seleciona o teu nome e Boas Programações!

 

Para treinares PmatE clica aqui!

Bons treinos

 

Tinkercad – Alpine Employee Gateway

AUTODESK

Tinkercad  

 

Aula 4ºA - https://www.tinkercad.com/joinclass/21F94KK7N

Aula 4ºBhttps://www.tinkercad.com/joinclass/DN8UUQW8A

 

Quem quer ser milionário

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No âmbito do projeto Erasmus+ "Click safe, surf smart, be aware of what you share" foi realizado o jogo quem quer ser milionário.

Clica na imagem para responderes às questões.

 

JOGOS HALLOWEEN

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2020/2021

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Programação no 1º Ciclo

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“Programação e Robótica no Ensino Básico”

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove no ano letivo 2017/18, com o apoio da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação Nacional dos Professores de Informática e da Microsoft Portugal, a iniciativa “Programação e Robótica no Ensino Básico”.

Esta iniciativa decorre da implementação do projeto-piloto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico que, entre 2015 e 2017, envolveu mais de setenta mil alunos.

As atividades de “Programação e Robótica no Ensino Básico”, dirigidas a alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, poderão ser dinamizadas, na Oferta Complementar, nas Atividades de Enriquecimento Curricular ou na Oferta de Escola, ficando esta opção ao critério dos órgãos internos do Agrupamento, nos termos do estabelecido nos respetivos diplomas legais.

Os estabelecimentos de ensino envolvidos nesta iniciativa têm acesso a um sistema de acompanhamento e apoio presencial e online, através da realização de diversos eventos regionais, e de uma comunidade de prática que disponibilizará um conjunto de recursos educativos digitais.


A Sessão de Lançamento do projeto irá ocorrer no dia 18 de outubro de 2017, pelas 17h, no Auditório da Microsoft, no Parque das Nações, em Lisboa. Neste sessão, iremos apresentar as Linhas Orientadoras e as dinâmicas gerais que iremos desenvolver no âmbito do projeto. 

Poderá assistir em direto ao evento através da seguinte ligação: http://bit.ly/sessao_lancamento_probotica.

Consulte o Programa

A EB1/PE das Figueirinhas participa neste projeto! 

Por uma Internet melhor para todos.

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No dia 10 de fevereiro de 2019, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura. 

Ao longo da referida semana todas as turmas do 1º ciclo terão a oportunidade de assistir a uma apresentação acerca do tema. Ainda farão debates em sala de aula sobre esta temática utilizando, os ALERTAS "O que farias?".

Também terão oportunidade de experimentar aplicações interativas que incluem informação e jogos (http://www.seguranet.pt/1_2ciclos/).

Vanda Franco 12-01-2017

A nova ortografia

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Consulte os documentos!
 
Doc. 1 - Guia para pais e professores
Doc. 2 - Documento do Ministério da Educação e da Cultura

Scratch

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Clube do código - Programação

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Jogo elaborado pela Ana Margarida e pela Maria Inês do 4ºA

 

 

Identificação

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Docente de Informática: Vanda Franco

 

Cargo de Gestão Intermédia: Coordenadora TIC da EB1/PE das Figueirinhas

Pmate - Diz4 em rede

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A diz4 em rede é uma competição multidisciplinar nacional, para o 1.º ciclo do ensino básico, dedicada aos alunos que frequentam os 3.º e 4.º anos. O seu principal objetivo é testar os conhecimentos de cada aprendiz nas quatro grandes áreas disciplinares – matemática, português, estudo do meio e inglês. 

Este ano letivo (2020/21) a nossa escola volta a ser escola dinamizadora desta competição.

As provas de treino do PmatE são concebidas de acordo com o programa preconizado pelo Ministério de Educação e Ciência. Cada competição é composta por questões distribuídas por níveis.

 

Banda desenhada - Segfurança na internet

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Faz a tua banda desenhada gratuitamente online.

 Registra-te aqui!

 

Vê este exemplo

 

Banda desenhada

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Pixton

 

Clica neste link para te inscreveres e criares a tua própria Banda Desenhada.

 

Código 

 

Pixton.com/a/MINE-WR

Jogo as profissões

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Outros

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Genially

 

Clica para acederes ao ESCAPE ROOM - 4ºB

 

Etwinning

Projeto "CLICK SAFE,SURF SMART,BE AWARE OF WHAT YOU SHARE!"

Clica na imagem abaixo para acederes ao teu espaço Twinspace

  

 

 

Jogos de Natal

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Jogos de Natal

SINLOPAR DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL! | SINLOPAR

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Critérios Gerais de Avaliação

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AVALIAÇÃO 

Todos os alunos devem ser avaliados no domínio dos conhecimentos e competências, bem como no domínio das atitudes e valores.   

Ao domínio dos conhecimentos e competências será atribuído um peso de 60%.  

Relativamente, ao domínio das atitudes e valores será atribuído um peso de 40%. 

As atitudes e valores referidos são os seguintes:  

  1. assiduidade e pontualidade; 

  1. comportamento em contexto de sala de aula;  

  1. capacidade de relacionamento com os colegas e com todos os elementos da comunidade escolar;  

  1. solidariedade para com os colegas e com a comunidade escolar;  

  1. sentido de responsabilidade; 

  1. cumprimento de regras (regulamento interno da escola/ contexto sala de aula/equipamento informático);  

  1. desenvolvimento integral do aluno;  

  1. partilha de sentimentos, emoções e conhecimentos;  

  1. socialização (desenvolvimento das relações interpessoais); 

  1. promoção de interacções sócio-culturais (interculturalidade e multiculturalidade). 

 

No âmbito do processo de avaliação do aluno, as estratégias e metodologias utilizadas dividem-se, exclusivamente, na observação directa e indirecta 

 Observação Directa: trabalho em grupo/ trabalho de pares (aprendizagem cooperativa); espírito crítico; autonomia; iniciativa; empenho e interesse; mobilização, através de actividades de carácter prático, de todos os conhecimentos previamente adquiridos pelo aluno; utilização de recursos materiais diversificados.  

 Observação Indirecta: trabalhos individuais guardados nas respetivas pastas/ enviados por email (3ºs e 4ºs anos); trabalho na plataforma Code.org; trabalhos de pesquisa. 

 

 

 

TIC  

Aspetos a avaliar 

Percentagens 

Domínio das Atitudes e Valores 

Desenvolvimento das relações interpessoais. 

10% 

Cumprimento de regras. 

15% 

Sentido de responsabilidade. 

15% 

Domínio dos Conhecimentos e Competências 

Postura experimental, reflexiva, crítica e de interesse à autoaprendizagem. 

15% 

Aquisição e implementação dos conteúdos referentes aos conteúdos Orientações Tecnológicas, Digitais e Computacionais na RAM: 

  • Componente prática 

 

 

 

30% 

  • Componente teórica 

15% 

 

Conteúdos DOM por ano de escolaridade

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 Competências Gerais a desenvolver no Primeiro Ciclo do Ensino Básico 

 

À saída do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, o aluno deverá adquirir um conjunto de competências que o torne capaz de:

 

1. Adoptar uma postura experimental e crítica relativamente ao uso das TIC.

2.Desenvolver o interesse e auto‐aprendizagem,trabalho cooperativo comas TIC.

3. Entender a importância de uma cidadania moderna, para a qual o domínio das TIC é uminstrumento normal de integração na Sociedade do Conhecimento.

4. Reconhecer, pela pesquisa e indagação, as principais característicastecnológicas dos diversosrecursos audiovisuais e ferramentas que compõemumsistema informático.

5. Adaptar‐se à utilização do computador como ferramenta de aprendizagem e de construção de conhecimento.

6. Usar as Tecnologias da Informação e Comunicação disponíveis, dando particular ênfase à Internet.

7. Seleccionar, recolher e organizar informação, recorrendo aos Sistemas de Informação e Multimédia.

8. Cooperar em grupo, intervindo crítica e construtivamente no tratamento da Informação e na realização de tarefas.

9. Desenvolver uma atitude reflexiva face às tecnologias emergentes em tarefas e projectosindividuais e comuns.

10. Aplicar e valorizar as competências TIC adquiridas emcontextos diversificados.

11. Utilizar as novas Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso e metodologia imprescindíveis na implementação e divulgação do ensino experimental das Ciências.

 

Para a aquisição de competências numa lógica progressiva das aprendizagens ao longo da escolaridade básica, apresentamos um conjunto de módulos a seguir pelo Professor, com vista à uniformização da Actividade de TIC nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da RAM.

Os diversos módulos compreendem os conteúdos e objectivos específicos para a execução das actividades, comrecurso a diferentes ferramentas.

 1ºANO

a. Módulo 1: Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

b. Módulo 2:Desenho e Ilustração
 
c. Módulo 3: Processador de Texto
 
d. Módulo 4: Introdução à Internet
 
e. Módulo 5: Segurança na Internet
 
Aos Módulos anteriores deverá ser acrescido pelo menos um Módulo Opcional dos
que se seguem:
 
a. Outras Tecnologias de Informação e Comunicação
b. FotografiaDigital
 

 2ºANO

a. Módulo 1: Estrutura e funcionamento de umsistema informático

b. Módulo 2:Desenho e Ilustração

c. Módulo 3: Processador de texto

d. Módulo 4: Internet

e. Módulo 5: Segurança na Internet

 

Aos Módulos anteriores deverá ser acrescido pelo menos um Módulo Opcional dos

que se seguem:

a. Apresentações Multimédia

b. Introdução à utilização de aplicações de instantmessaging (IM)

c. Correio electrónico

 3ºANO

a. Módulo 1: Estrutura e funcionamento de umsistema informático

b. Módulo 2: Processador de texto

c. Módulo 3: Tratamento de imagens

d. Módulo 4: Internet

e. Módulo 5: Segurança na Internet

f. Módulo 6: Correio Electrónico

g. Módulo 7: Apresentações Multimédia

 

Aos Módulos anteriores deverá ser acrescido pelo menos dois Módulos Opcionais

dos que se seguem:

a. FotografiaDigital

b. Criação de AnimaçõesDigitais

c. Programa para Criação deGráficos

d. Criação/manutenção de umblogue

e. Folha de Cálculo

 4ºANO

a. Módulo 1: Processador de Texto

b. Módulo 2: Tratamento de imagens

c. Módulo 3: Internet

d. Módulo 4: Segurança na Internet

e. Módulo 5: Correio Electrónico

f. Módulo 6: Apresentações Multimédia

g. Módulo 7: Folha de Cálculo

 

Aos Módulos anteriores deverá ser acrescido pelo menos dois Módulos Opcionais

dos que se seguem:

a. Criação/manutenção de umblogue

b. Criação/edição de páginas Web online

c. Programa para Publicação

d. E‐portfolio

e. Edição de Vídeo

SOLUÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ANO ESCOLAR 2022 – 2023

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SOLUÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ANO ESCOLAR 2022 – 2023

Inquérito pessoal não docente

Inquéritos alunos

Orientações Tecnológicas, Digitais e Computacionais na Região Autónoma da Madeira

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Orientações Tecnológicas, Digitais e Computacionais na RAM

As TIC na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

versão 1.0

(a utilizar a partir de 2017/2018)

O foco da revisão ao anterior Documento de Orientações Metodológicas move-nos também para a programação e para outros aspetos das ciências da computação.

Esta última incorpora técnicas e métodos para a resolução de problemas, bem como novas formas de pensar e de trabalhar. Tudo isto, em inúmeras e diferentes situações e com a possibilidade da não utilização de qualquer tipo de recurso tecnológico. O papel da programação é visto como um processo alicerçado à prática propriamente dita, isto porque projeta em tempo real as respetivas ideias. A partir daqui, os alunos poderão ficar com determinadas competências que lhes permitirá a construção de programas ou de conteúdos, através do recurso a diferentes ferramentas educativas. Ao nível informático propriamente dito, devem ficar digitalmente alfabetizados e a utilizarem a tecnologia de forma adequada, tornando-os preparados para o futuro, pessoal e profissionalmente.

Nesta perspetiva, a estratégia educativa no âmbito das TIC está consolidada em três importantes domínios: a Literacia Digital (LD), a Tecnologia (T) e as Ciências da Computação (CC).

No que diz respeito à Literacia Digital, os alunos devem ser responsáveis, competentes e utilizadores criativos na abordagem às tecnologias de informação e comunicação.

Quanto à Tecnologia, devem avaliar e aplicar a tecnologia, utilizando-a de forma adequada e pertinente.

Por último, as Ciências da Computação, os alunos devem desenvolver o seu pensamento computacional, através da resolução de problemas.

 

Consulte o documento completo aqui.

EB1/PE das Figueirinhas