2018 - Diz4 em rede

Minimizar

A Competição DIZ4, destinada a alunos do 1.º ciclo do ensino básico (alunos do 3.º e 4.º ano), está dividida em quatro provas: português, matemática, estudo do meio e inglês, cada uma constando de 5 níveis. A competição só está concluída quando a equipa jogar as quatro provas, independentemente do nível atingido em cada uma. A prova terá 20 questões, cinco de cada área científica, e a duração de 40 minutos. 

Conteúdos da prova:

Matemática - Números e Operações, Figuras geométricas, Grandezas e medidas, Representação e tratamento de dados.

Português - Ortografia e Pontuação, Fonologia, Classes de Palavras, Morfologia e Lexicologia, Sintaxe.

Estudo do Meio - À descoberta de si mesmo, À descoberta dos outros e das instituições, À descoberta do ambiente natural, À descoberta das inter-relações entre espaços, À descoberta dos materiais e objetos, À descoberta das inter-relações entre a natureza e a sociedade.

Inglês - Vocabulary, presentation, greetings, numbers and dates, at school, seasons, our body, food is great, where we live, my family, animals, the five senses, playing outside; – Grammar, nouns and adjectives, connectors, determiners, pronouns, prepositions, verbs, question words

CNC em Rede - 21 de fevereiro de 2018

 

Resultados 2018 - Pmate - Diz4 em rede

Minimizar

No dia 21 de fevereiro de 2018, os alunos dos 3ºs e 4ºs anos fizeram a prova de Pmate - Diz4 em rede. Os alunos estão de parabéns pelo seu trabalho e esforço.

 Consulte aqui os resultados da nossa escola.

Resultados a nível nacional da prova Diz4 em rede. 

Ainda pode consultar os resultados na página oficial do Pmate

2017 -Resultados da competição Pmate - Diz3 em rede

Minimizar

 

No dia 08 de março de 2017, os alunos dos 4ºs anos fizeram a prova de Pmate - Diz3 em rede.

Os alunos estão de parabéns pelo seu trabalho e esforço.

Consulte aqui os resultados da nossa escola.

Resultados a nível nacional da prova Diz3 em rede.

 

 

Ainda pode consultar os resultados na página oficial do Pmate

 

Missão do Projeto

Minimizar

O PmatE é um projeto de investigação e desenvolvimento, fundado em 1989, na Universidade de Aveiro, cuja missão é a aplicação das tecnologias da comunicação e informação (TIC) e o desenvolvimento de conteúdos e eventos para a promoção do sucesso escolar e da cultura científica. Os seus eixos de intervenção centram-se em projetos de intervenção escolar, na comunicação e divulgação de ciência e na cooperação com países da CPLP. Ao longo dos anos, o PmatE tem crescido e alargado a sua área de atuação: da matemática, estendeu-se a novas áreas de saber como o português, a biologia, a geologia, a física, e mais recentemente, a literacia financeira e a química, transformando-se assim num ousado e criativo projeto interdisciplinar. As Competições Nacionais de Ciência (CNC) são o evento pelo qual o PmatE é mais reconhecido. Contudo, são ainda de destacar participações em projetos pioneiros como o CAIXA Mat ou a Exposição Itinerante Educação + Financeira e em projetos de divulgação científica como o Pais com a Ciência ou Em Volta da Energia. O processo de internacionalização passou por projetos como o Pensas@Moz e o Programa CPLP nas Escolas. O PmatE destaca-se ainda pela Plataforma de Ensino Assistido – PEA, que se constitui como um espaço de intercâmbio e partilha de recursos, permitindo a inclusão de todos os atores do sistema educativo. Esta ferramenta de apoio à avaliação, à aprendizagem e ao ensino disponibiliza um repositório de objetos de aprendizagem, destacando-se os Modelos Geradores de Questões (MGQ) utilizados por escolas a nível nacional e que são a base das CNC.

2017 - Diz3 em rede

Minimizar

 

A diz3 em rede é uma competição multidisciplinar para o 1.º ciclo do ensino básico, dedicada aos alunos que frequentam os 3.º e 4.º anos. O seu principal objetivo é testar os conhecimentos de cada aprendiz nas três grandes áreas disciplinares – matemática, português e estudo do meio.  A 7.ª edição decorrerá dia 08 de março de 2017, das 8h30 às 18h30, em todas as escolas dinamizadoras. A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita entre 22 de setembro e 28 de fevereiro de 2017. A prova terá 15 questões, cinco de cada área científica, e a duração de 20 minutos, não havendo limite de equipas participantes.

Para aceder a mais informações vá a http://pmate4.ua.pt/cnc/index.php/cnc-em-rede/1-ceb/diz3-em-rede

 Professora Vanda Franco

EB1/PE das Figueirinhas