Biblioteca Castelo da Fantasia

Minimizar

«A biblioteca Castelo da Fantasia é uma verdadeira porta aberta para o mundo da imaginação e do faz de conta, onde tudo é possível e  pode acontecer. 
É esta a principal mensagem que se pretende transmitir aos alunos e à comunidade educativa em geral de um espaço que pretende não só ser um centro de divulgação de conhecimento e informação, mas ainda uma mais-valia no processo de aprendizagem dos alunos de um ponto de vista mais abrangente e global.
A nossa biblioteca pretende, com efeito, ser um local agradável e atrativo, onde toda a comunidade escolar é bem-vinda e onde as crianças se  sintam bem e façam parte integrante de todas as atividades que nela decorrem, cativando-as, ao mesmo tempo, para a leitura e incentivando o seu interesse pelo livro.
A leitura recreativa, a escrita criativa e a dramatização constituem as três grandes áreas em que a nossa biblioteca atua, tentando despertar e estimular a criatividade dos nossos alunos, recorrendo, maioritariamente, a estratégias lúdicas.
É missão da biblioteca promover a aprendizagem da língua materna e sensibilizar e dar a conhecer aos alunos obras de qualidade literária reconhecida. «O castelo da fantasia» procura realizar, para tal, um trabalho de parceria com os docentes da curricular, tendo como principal objetivo o sucesso escolar dos nossos alunos, desempenhando, por isso, um papel importante na promoção da educação literária, através da abordagem de várias obras da literatura infantil portuguesa e estrangeira, recomendadas quer pelo Plano Nacional de Leitura, quer pelas metas do ensino de Português do 1.º ciclo. 
Além dos  aspetos já mencionados, as atividades desenvolvidas na nossa biblioteca têm em vista contribuir para a formação e crescimento dos alunos ao nível pessoal e social, desenvolvendo capacidades de relacionamento interpessoal e transmitindo valores de cidadania importantes.
Sejam, por isso, bem-vindos, ao nosso castelo da fantasia, onde o sonho é uma realidade!»

Concurso "Sê poeta"

Minimizar

 

Concurso «Sê poeta»

            Como já tínhamos anunciado na nossa página realizou-se na nossa escola o concurso de poesia «Sê poeta», em que os alunos tiveram de criar e declamar o seu próprio poema.

            O evento teve assim lugar, no passado dia 12 de março e contou com a presença de um júri muito ilustre, mas simpático, constituído pela docente          Isabel Silva, Fernanda Silva, de Expressão Musical e Dramática, da senhora directora, Elisabete Barcelos e ainda pela aluna de 4.º ano, Fabiana Andrade.

            Apesar de algum nervosismo, os nossos dez concorrentes (cujos poemas já publicamos na nossa página da biblioteca) portaram-se à altura e espantaram o júri com a grande criatividade dos seus trabalhos.

            Concluída a apresentação dos textos e após alguma ponderação, o júri decidiu um vencedor, por unanimidade: «A rainha Margarida», um poema dedicado à mãe, escrito pelo aluno Albino Fernandes, do 3.ºB.

Na opinião do júri o Albino destingiu-se dos restantes concorrentes, pelo facto de ter recitado o seu poema com muito sentimento e expressividade. Desde já os nossos sinceros parabéns ao Albino e desejamos-lhe ainda muita sorte, pois irá representar a nossa escola na final de concelhia do concurso.

Entretanto, a aluna Lénia Fernandes do 3.ºA, com o seu bonito poema «Perlimpimpim… ser criança», classificou-se num merecido 2.ºlugar, enquanto que a aluna Matilde Abreu do 3.ºB recebeu um honroso 3.º lugar.

    A todos os participantes damos os nossos parabéns pela sua dedicação e trabalho e fazemos votos para que continuem a escrever mais e melhor!

 

A técnica Superior de Biblioteca

Elena Rodriguez

 

 

O Gigante Egoísta

Minimizar

"O Gigante Egoísta”

     Como já tínhamos anunciado na nossa página os alunos do 4.º Ano apresentaram a peça de teatro adaptada do livro "O Gigante Egoísta” de Óscar Wilde. Este trabalho foi desenvolvido na Disciplina de Biblioteca, pela Técnica Superior de Biblioteca da escola, Elena Rodriguez.

A peça foi muito interessante como poderão constatar.

 

Autor do mês

Minimizar

António Manuel Couto Viana

António Manuel Couto Viana, nasceu em Viana do Castelo a 24 de Janeiro de 1923, filho de um ilustre minhoto e de uma asturiana, e faleceu em Lisboa a 8 de Junho de 2010.

Poeta, dramaturgo, contista, ensaísta, memorialista, tradutor, gastrólogo e autor de livros para crianças, foi também empresário teatral, director artístico, encenador e actor. Publicou meia centena de livros de poesia e mais de 80 títulos de outros géneros literários. Dirigiu e encenou mais de duzentos espectáculos de teatro infanto-juvenil, para adultos, de ópera e opereta. Obteve, tanto pela sua obra poética e literária como pela actividade artística, numerosos e valiosos prémios. Dirigiu, com David Mourão- Ferreira e Luís de Macedo, as folhas de poesia Távola Redonda e foi director da revista de cultura Graal.

 

Participou em alguns filmes portugueses e estrangeiros, em dezenas de peças para a televisão, como vários programas culturais na TV e Rádio. A sua poesia está traduzida em espanhol, inglês, francês, alemão, russo e chinês. 

BIBLIOGRAFIA

O Avestruz Lírico, 1948 (Poesia)

No sossego da Hora,1949 (Poesia)

O Caminho é por aqui, 1949 (Teatro)

Era uma vez …um dragão!, 1950 (Teatro Infantil)

O Coração e a Espada, 1951 (Poesia)

Auto das 3 costureiras, 1952 (Teatro)

A Face Nua, 1954 (Poesia)

Auto do Bom Pastor, 1954 (Teatro)

A tentação do reino, 1956 (Teatro)

O acto e o destino, 1957 (Teatro)

Mancha solar, 1959 (Poesia)

O milagre de Ourique, 1959 (Teatro)

Um espinho da flor, 1959 (Teatro)

A rosa sibilina, 1960 (Poesia)

Do cimo desse telhado 1962 (Teatro)

Tesouros da Poesia Portuguesa 1984 (Antologia)

Versos de cacaracá 1984 (poesia infantil)

Auto das 5 pastoras, 1984 (Teatro)

Menino Doente, 1985 (Poesia)

Postais de Viana, 1986 (Poesia)

Versos de Palmo e Meio 1991 (Poesia Infantil)

Por outras Palavras, 1997 (Poesia- traduções)

Um corpo de Três, 1998 (Poesia)

O Poeta pela mão 1999 (Primeiros versos)

Criança é rima de esperança, 2000 (Poesia)

O que é que eu tenho, Maria Arnalda e outros contos pícaros, 2009 (Contos)

Obra do mês

Minimizar

Este mês foi explorada esta obra na biblioteca com as diferentes turmas.

Título: Versos de Cacaracá

Autor: António Manuel Couto Viana

Ilustrações de: Vasco Gargalo

Editora: Texto/ Leya

 

Clique aqui: Livro digital.

EB1/PE do Foro - Jardim da Serra