Escola EB1/PE da Fonte da Rocha

0119.jpg

A Escola Básica do 1º Ciclo da Fonte da Rocha é um edifício construído em 2001, tendo sido inaugurado a 29 de Setembro do mesmo ano. Fica situada numas das zonas periféricas da Freguesia e Concelho de Câmara de Lobos, mais precisamente na parte ocidental da cidade de Câmara de Lobos.

O edifício escolar está desde 2001, ano em que foi construído, “incrustado” numa rocha, tendo à sua frente o Bairro Social que deu origem à sua existência. Apresenta boas condições ao nível de equipamentos e infra-estruturas.

A escola está construída em pisos, sendo o primeiro o espaço exterior constituído por um campo desportivo e balneários, pátio de apoio ao 2º piso com hall de entrada, sala de atendimento aos pais e encarregados de educação, instalações sanitárias e salas de apoio aos funcionários não docentes; no 3º piso existem 2 salas e instalações sanitárias do pré – escolar, sala de professores, biblioteca, gabinete de apoio, instalações sanitárias, cozinha e refeitório; o 4º piso é constituído por 8 salas: 4 para as atividades curriculares e 4 de atividades de enriquecimento curricular, gabinete da Direcção, reprografia e salas de arrumação.

A população escolar é oriunda, principalmente, do Bairro Social com caraterísticas específicas e especiais.

Podemos caraterizar a população da Fonte da Rocha, onde está situada a escola, com pertencente a um estrato de baixo nível social, com bastantes carências ao nível económico: salários baixos; taxa de desemprego de índices elevados; agregados familiares numerosos, grande parte da população (do Bairro) vive com apoio do Rendimento Mínimo.

Por força da baixa escolaridade, hábitos adquiridos, meio que se proporciona, as atividades predominantes são essencialmente a pesca, o bordado, a agricultura e a prestação de serviços domésticos.

Corpo Docente 2023/24

Corpo Docente EFR - 2023/24

• António Cerdeira - diretor
  • Cristina Catanho - educadora
  • Nádea Abreu - educadora
  • Ivone Gonçalves - educadora
  • Marta Costa - educadora
  • Carla Teixeira - educadora
  • Noema Barbosa - professora titular da turma do 1.º A / subdiretora
  • Marta Lopes - professora titular da turma do 2.º A
  • Elisabete Martins - professora titular de turma do 3.ºA
  • Alberto Nunes - professor de titular da turma do 4.º A
  • Jorge Pinto - professor do Ensino Recorrente
  • Filipa Faria - professora do Ensino Recorrente
  • Nuno Barros - técnico superior de educação - Biblioteca
  • Alexandre Oliveira - professor de Língua Estrangeira Inglês
  • João Quintaneiro - professor de Expressão e Educação Físico-motora
  • Humberto Carneiro - professor de T. I. C.
  • Fátima Pinto - docente de Apoio e Substituição
  • Micaela Silva - docente de Educação Especial