"Hora do Código EFR 2017"

A EB1/PE da Fonte da Rocha participou, pela primeira vez, na edição deste ano da "Hora do Código", uma iniciativa global que promove e incentiva os mais jovens a iniciarem-se na programação.

Visto que tem sido promovida a iniciação à programação no 1º CEB, esta foi uma excelente forma dos alunos entrarem em contacto com plataformas e recursos que lhes permitam aprender a programar de forma lúdica e a desenvolver o pensamento computacional.

Abaixo apresento o registo fotográfico das atividades desenvolvidas ao longo desta semana, tendo em conta que inicialmente a atividade seria apenas para alunos do 3º e 4º anos, a mesma acabou por se estender aos alunos dos 1º e 2º anos, de uma forma mais simples, mas muito bem aceite por todos os alunos.

A avaliação que posso fazer é que, apesar de algumas dificuldades, os alunos gostaram bastante das atividades dinamizadas, tendo sido usados recursos do site "Code.org", nomeadamente "Artista", "Criar um jogo de desporto" e "Criar um jogo de basquetebol".

Outros recursos usados nesta semana foram um jogo da página "Digipuzzles.net", na secção "Mat até 10" e "Mat até 20", em que temos de programar um robô para alcançar um resultado de uma adição - "Grade Matemática com setas" e inclusivé o Doodle criado pela Google para assinalar a "Celebração dos 50 anos da Programação para crianças", através de um divertido jogo em que temos de "programar" os movimentos de um coelho para este conseguir alcançar as cenouras, em 6 divertidos e desafiantes níveis.

Deixo aqui os links das páginas referidas, bem como dos jogos criados pelos alunos e publicados no site "Code.org".

"Mat até 10"

"Mat até 20"

"Google Doodle - 50 anos de Programação para crianças"

"Hornets Basketball Game"

"Basketball EFRocha"

"Hora do Código EFR 2017"

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Escola EB1/PE da Fonte da Rocha