APARECIMENTO DA NOVA ESCOLA

Esta freguesia, que se encontra em expansão populacional devido ao aparecimento de novos bairros, faz com que as crianças destas famílias fiquem mais desprotegidas a nível de acompanhamento.

Então, era urgente uma estrutura educacional compatível com esta nova situação.

A anterior Escola encontrava-se dispersa por três edifícios (EB 2º e 3º Ciclos de São Roque, no Complexo Habitacional do Galeão e nos 2 pré-fabricados) e era incapaz de responder satisfatoriamente às necessidades educativas que lhe eram exigidas.

A degradação dos pré-fabricados era notória. A falta de espaços físicos de recreio e para reuniões do Conselho Escolar, dos Encarregados de Educação, de parceria com a Comissão de Pais e realização de projectos comuns, era quase impraticável.

Assim, a nova Escola era um imperativo inadiável.

A nova Escola Básica do 1º Ciclo foi inaugurada no dia 10 de Outubro de 2002, pelo Senhor Presidente do Governo Regional, Doutor Alberto João Jardim.

É uma escola moderna, rodeada de muitos espaços e dotada de 4 pisos:

Piso -1

• Zona de recreio coberta
  • Um campo de jogos e respectivas instalações de apoio (balneários, instalações sanitárias arrecadações)
  • Ampla zona ajardinada.

Piso 0

• Átrio coberto
  • 2 salas (1 de música, 1 de trabalhos)
  • 1 gabinete de atendimento aos pais
  • 1 sala de pequenos grupos