Destaques - 1.º Período Minimizar
Reunião de Pais/Gripe A - 17 de setembro de 2009

 

No dia 17 de Setembro pelas dezoito horas e trinta minutos, reuniu o pessoal docente deste estabelecimento de ensino com os pais/encarregados de educação dos alunos para uma reunião de apresentação e de discussão de diferentes itens dos seus interesses. Aproveitámos a ocasião e convidámos uma Srª Enfermeira do Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos para sensibilizar estes para a Gripe A.


 

 ler mais ...

Abertura/ Inauguração da Escola/ Ano Lectivo - 21 de setembro de 2009

 

Dia 21 de Setembro para além de ter sido o 1.º dia de aulas deste ano lectivo, foi sem dúvida um dia marcante para os nossos alunos que participaram na inauguração do redimensionamento da escola pelas 17h 30min. Este evento contou com a presença do Senhor Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira entre outros. Foi um dia muito emocionante para pais, professores, funcionários e alunos que já ansiavam por este dia há alguns anos.

 


 ler mais ...

Sensibilização sobre Alimentação - 23 de outubro de 2009

  

23 de Outubro foi o dia escolhido para realizar uma acção de sensibilização aos pais sobre a educação alimentar. A oradora convidada foi a Dra. Carla Ferreira, nutricionista na Direcção Regional de Educação. Esta iniciativa estava integrada nas comemorações do Dia da Alimentação.

 


 ler mais ...

Pão-por-Deus/ Halloween - 31 de outubro de 2009

 

O pão por Deus e o Halloween foram comemorados na nossa escola em simultâneo no dia 31 de Outubro, onde foi visível a alegria dos alunos disfarçados de dráculas, bruxas, fantasmas, entre outros. No âmbito do pão por e nos dias que antecederam esta data, os professores e alunos desenvolveram uma série de actividades relacionadas com o acontecimento: desde a confecção de sacos e elaboração de trabalhos de expressão plástica; passando por análises de textos e lendas, assim como a interpretação de canções alusivas ao tema.

 

 


 ler mais ...

Sensibilização aos alunos sobre a Unidade Especializada - 4 de novembro de 2009

 

04 de Novembro pelas 9h foi o dia escolhido para sensibilizar os alunos do 1.º ciclo para a existência da Unidade Especializada na nossa escola, onde encontramos alunos com multideficiência. Nesta sessão foi dramatizada uma história pelos alunos sobre um amigo diferente, tendo em conta a realidade da nossa escola. Foi uma experiência enriquecedora para os nossos alunos.

 

 


 ler mais ...

DAATIC com os 1.º e 2.º anos - 11 de novembro de 2009

 

Tendo em conta que a turma do 2º ano tem um aluno invisual, no dia 11 de Novembro, a equipa da DAATIC descolou-se à nossa escola para fazer uma pequena acção de sensibilização aos alunos do 1º e 2º anos sobre a deficiência visual. A acção foi realizada na sala da Biblioteca da escola, onde foram criados quatro cantos com diferentes actividades.

 


 ler mais ...

S. Martinho/ Magusto - quarta-feira - 11 de novembro de 2009

 

No dia 11 de Novembro, festejámos o Magusto. Nos dias que antecederam esta data, os professores e alunos desenvolveram uma série de actividades relacionadas com o acontecimento: desde a confecção da “Maria Castanha” feita em bolinhas de papel com provérbios e adivinhas na parte de trás a elaboração de trabalhos de expressão plástica; a dramatização da Lenda de São Martinho e respectiva Banda Desenhada, assim como a interpretação de canções alusivas ao tema.

A abertura da actividade coube ao 3.º e 4.º ano que dramatizou a Lenda de São Martinho.As castanhas foram assadas de forma tradicional no exterior da escola, com caruma, que foi previamente entregue na escola pelos alunos.

 


 ler mais ...

Teatro "O Rapto do Pai Natal" - 9 de dezembro de 2009

 

 No dia nove de Dezembro as turmas do Pré-Escolar e os alunos da Unidade Especializada foram assistir ao espectáculo “O rapto do Pai Natal” apresentado pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos. O grupo de crianças assimilou facilmente o conteúdo da história identificando as personagens e narrando a sequência dos acontecimentos. A atitude revelada pelos alunos demonstra que durante o espectáculo permaneceram com atenção. Foi interessante e divertido e as crianças participaram activamente com os actores, ao acompanharem a peça de teatro com risos, palmas e os merecidos aplausos no final da peça. 

 ler mais ...

Semana da Pessoa com Deficiência - 12 de dezembro de 2009

 

De 3 a 10 de Dezembro comemoramos na escola a Semana da Pessoa com Deficiência. Foram várias as actividades realizadas desde a realização de um filme com o dia-a-dia das nossas crianças que integram a Unidade Especializada, actividades realizadas na sala, uma peça de teatro com sombras chinesas e para culminar uma gincana com adaptações apropriadas às especificidades dos alunos, realizada com a colaboração do professor de ed. Física, técnico de psicomotricidade, terapeuta ocupacional, psicóloga, docentes e não docentes.Foi com muito entusiasmo e alegria expressa nas caras dos nossos alunos que foram concretizadas as diferentes actividades distribuídas pela semana.

 ler mais ...

Festa de Natal - 18 de dezembro de 2009

 

 No dia 18 de Dezembro realizámos a festa de Natal da nossa escola. No decorrer da actuação tanto as crianças da Pré como as do 1º Ciclo demonstraram à vontade, empenho, responsabilidade, concentração e entusiasmo na tarefa que lhes foi proposta. As tradições de Natal transmitidas pelos professores e educadoras estavam bem enraizadas permitindo que o grupo de crianças expressasse os seus sentimentos com clareza. Após o finalizar do espectáculo de Natal, procedeu-se um pequeno lanche convívio com toda a comunidade escolar, seguindo-se a chegada do Pai Natal que distribuiu as prendas a todas as crianças, com a finalidade de sensibilizá-las para a época Natalícia.

 ler mais ...


    
EB1/PE do Garachico