Em Destaque...

Minimizar
As melhores castanhas são assadas no nosso Magusto - 1 de dezembro de 2010

No dia 11 de Novembro realizou-se na nossa escola mais uma festa de S. Martinho. Como manda a tradição foi feita uma fogueira, onde se colocou correctamente a caruma e as castanhas. Nesta fase da actividade participaram os alunos do 1.º Ciclo. As crianças do Pré-Escolar observaram, à distância, com curiosidade o trabalho realizado pelos mais velhos.

Logo depois de apagada a fogueira e assadas as castanhas os alunos encheram os seus cartuchos feitos com papel de jornal. Comeram as castanhas que estavam bem saborosas, sujando assim as mãos. Além destas castanhas, assadas da forma mais tradicional, foram assadas outras mais no forno da cantina da escola.


 

 

 ler mais ...

Que Lindos Dragoeiros - 1 de dezembro de 2010

No âmbito do projecto Eco-escolas, realizou-se no dia 10 de Novembro de 2010, uma visita de estudo ao Núcleo dos Dragoeiros, situado no Funchal. As turmas do 1.º e 2.º anos foram acompanhadas pelos respectivos professores e pela professora Elsa, responsável pelo projecto Eco-escolas. Chegando ao local, o grupo foi recebido pelos vigiliantes do Parque Natural da Madeira, os quais fizeram um resumo de como iria decorrer a visita. Os alunos começaram a exploração do espaço, e ficaram a conhecer espécies de flores e plantas endémicas da região. O grupo continuou a visita pelo Núcleo, conhecendo as diferentes espécies de loureiros que existem na região, até que chegámos perto dos dragoeiros. Aí, o responsável pela visita guiada explicou a história e a vida dos dragoeiros. Posteriormente, cada aluno plantou o seu dragoeiro num recipiente reciclado e trouxe-o para a escola.


 

 

 ler mais ...

Reserva Natural do Garajau - 1 de dezembro de 2010

 

No âmbito do projecto Eco-escolas, realizou-se no dia 10 de Novembro de 2010, uma visita de estudo ao Núcleo dos Dragoeiros, situado no Funchal. As turmas do 1.º e 2.º anos foram acompanhadas pelos respectivos professores e pela professora Elsa, responsável pelo projecto Eco-escolas. Chegando ao local, o grupo foi recebido pelos vigiliantes do Parque Natural da Madeira, os quais fizeram um resumo de como iria decorrer a visita. Os alunos começaram a exploração do espaço, e ficaram a conhecer espécies de flores e plantas endémicas da região. O grupo continuou a visita pelo Núcleo, conhecendo as diferentes espécies de loureiros que existem na região, até que chegámos perto dos dragoeiros. Aí, o responsável pela visita guiada explicou a história e a vida dos dragoeiros. Posteriormente, cada aluno plantou o seu dragoeiro num recipiente reciclado e trouxe-o para a escola. Neste mesmo dia a sala da Pré e a Unidade Especializada foram visitar o Aquário do Funchal e brincar nos divertimentos do Dolce Vita. Foi uma manhã muito divertida, apesar do Aquário ter, no momento, poucas espécies de peixes. No Dolce Vita, tiveram oportunidade de ver as decorações de Natal, as montras, e de brincar no escorrega.


 

 ler mais ...

O Coelhinho Serafim. - 1 de dezembro de 2010

No dia 2 de Novembro, entre as 14h30 e as 15h30, os alunos da Escola EB1/PE do Garachico foram ao Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos assistir a uma peça de teatro intitulada “O Coelhinho Serafim”.

Esta peça faz parte de uma campanha de qualidade 'Pela Qualidade na Madeira, eu faço parte do Sorriso', que decorreu neste Centro Cívico do Estreito e noutros Centros Cívicos do concelho de Câmara de Lobos, desde o dia 2 de Novembro até ao dia 16, em 18 sessões. Esta campanha uniu toda a comunidade escolar do concelho, na qual as crianças do Pré-escolar e do 1º Ciclo de Câmara de Lobos assistiram a esta peça infantil que pretendeu transmitir um sentimento de pertença.


 

 

 ler mais ...

Os "monstrinhos" também partilham os frutos... - 1 de dezembro de 2010

No dia 29 de Outubro, a escola do Garachico, assinalou e festejou o Pão-por-Deus e o Haloween. Nos dias que antecederam esta data, os professores e alunos desenvolveram uma série de actividades relacionadas com o acontecimento: desde confecção de sacos, elaboração de trabalhos de expressão plástica e decoração da escola; passando por análises de textos e lendas, assim como a interpretação de canções alusivas ao tema.

Nas aulas de Língua Inglesa a professora Célia transmitiu as tradições e origens do Hallowen, bem como os seus os símbolos e significados. 

De modo a comemorar-se estas datas, foi pedido, também, aos alunos que trouxessem frutos secos para realização da partilha dos mesmos assim como, os alunos interessados, que viessem vestidos com trajes alusivos ao Halloween para participarem num desfile.

Assim sendo, no dia 29 durante a parte da manhã os alunos fizeram a partilha dos frutos secos nas respectivas salas. Esta actividade do Pão – por – Deus foi bem sucedida e houve uma grande aderência por parte dos alunos.

Durante a parte da tarde, após o intervalo realizou-se, na cantina da escola, um desfile dos alunos exibindo os seus trajes, sendo atribuído aos participantes um diploma. De referir que a maioria dos alunos participaram nesta actividade, vindo vestidos a rigor.


 

 ler mais ...

Dia Mundial da Alimentação - 1 de dezembro de 2010

Com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Alimentação realizámos algumas actividades no sentido de promover uma alimentação equilibrada e diversificada. As turmas do 1.º Ciclo participaram numa palestra desenvolvida com os seus respectivos professores, onde foi apresentado um PowerPoint alusivo ao tema. A turma do Pré-Escolar, por seu lado, construiu uma roda dos alimentos e pintaram alguns desenhos relacionados com o tema. Toda esta actividade foi desenvolvida de forma lúdica, sensibilizando assim os mais pequeninos para a importância de uma alimentação correcta. Estes trabalhos foram posteriorrmente afixados para a restante comunidade escolar apreciar.

 

 ler mais ...

As Forças de Segurança são nossas amigas!! - 1 de dezembro de 2010

A Associação Insular de Geografia, em parceria organizativa com o Serviço Regional de Protecção Civil, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Câmara de Lobos promoveram no dia 13 de Outubro (Dia Mundial da Prevenção das Catástrofes Naturais) uma exposição subordinada ao tema "O Sistema Regional de Protecção Civil: Operacionalização de Meios e Recursos".

Esta actividade decorreu na Praça da Autonomia (em frente à Câmara Municipal de Câmara de Lobos) e consistiu numa mostra de meios que integram o dispositivo de Socorro e Emergência da RAM.

As turmas do 3.º e 4.º anos de escolaridade tiveram a possibilidade de conhecer em pormenor alguns dos principais veículos motorizados e equipamentos utilizados em situações de socorro e emergência (como por exemplo, no fatídico dia 20 de Fevereiro do corrente ano), sendo que informações detalhadas sobre estes meios foram fornecidas pelos responsáveis das respectivas instituições presentes, nomeadamente, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha, Polícia Florestal, Comando Operacional da Madeira, entre outros.


 

 ler mais ...

Já temos Bandeira!! - 1 de dezembro de 2010

No dia 8 de Outubro, a escola do Garachico, festejou a entrega da Bandeira do Eco-Escolas. Pelas Dez horas a Senhora Directora, a professora Elsa, e os alunos do 3.º e 4.º anos,marcaram presença na cerimónia de entrega das Bandeiras Eco-Escolas a todas as escolas que se destacaram, não só pelo trabalho desenvolvido neste âmbito mas pelo alcançar dos objectivos pretendidos pela organização deste projecto. A cerimónia decorreu no centro de Câmara de Lobos  sendo abrilhantada com músicas, tocadas e cantadas por alunos de algumas escolas do Concelho.  O acontecimento terminou com o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos a agradecer a presença de todos, quer na cerimónia de entrega, quer pela participação dos mesmos no projecto Eco-Escolas.


 

 ler mais ...

  
EB1/PE do Garachico