Interesses - Professores e Educadores

Minimizar

 

Este espaço destina-se a todos os professores e educadores.

Aqui, encontrará vários artigos de interesse sobre pedagogia que o poderá auxiliar na sua  prática lectiva.

Esperamos que os temas sejam do seu interesse!

  

Pedagogia

Minimizar

 

 

 

ENSINO EFICAZ E APRENDIZAGEM ACTIVA
 
A aprendizagem é um processo dinâmico. Os alunos que efectuam uma aprendizagem activa fazem mais do que assistir a aulas magistrais. Participam activamente no processo de aprendizagem, exploram, descobrem, tratam e aplicam a informação lendo, escrevendo, discutindo, ouvindo e reflectindo no decorrer das actividades que contêm a resolução dos problemas, a análise, a síntese e a avaliação.

 

Segundo David Royse, da University of Kentucky, a aprendizagem activa é baseada nos seguintes princípios de ensino eficazes:
- Os alunos aprendem mais quando os incentivam a discutir, a reflectir e a resolver os problemas
- Os alunos tiram proveito das ocasiões para pôr em prática as suas ideias e conhecimentos do conteúdo juntamente com os colegas
- Os alunos adquirem facilmente novos conhecimentos se estes estiverem relacionados a experiências verídicas, exemplos pessoais e a noções já aprendidas
- Os alunos aprendem melhor quando efectuam tarefas autênticas que se apoiam no que já sabem e alargam os conhecimentos
- Os alunos aprendem mais quando tem um certo controlo sobre o que aprendem e na forma como aprendem
- As reacções repentinas são essenciais para uma aprendizagem eficaz
- Os estilos de aprendizagem variam consideravelmente em cada turma; as aulas magistrais tradicionais não servem para todos os alunos

 

De facto, estudos demonstraram:
- Que os alunos preferem estratégias que favorecem a aprendizagem dinâmica em virtude das tradicionais aulas magistrais.
- Que várias actividades de aprendizagem dinâmicas favorecem o domínio do conteúdo da matéria parecido com aulas magistrais, mas favorecem ainda mais a aquisição de capacidades de raciocínio e de redacção.
- Que um número importante de particulares tem estilos de aprendizagens favoráveis, devido a técnicas de ensino sem serem aulas magistrais, tal como a aprendizagem dinâmica e a aprendizagem de colaboração.

 

A aprendizagem activa é menos focada na autoridade e mais cooperativa, o professor serve de guia ou de facilitador em vez de especialista oficial. As estratégias de aprendizagem dinâmicas significam que se deve abandonar um pouco o controlo, correr riscos, dar aos alunos a liberdade de aprender de forma independente, deixar os alunos crescerem e aceitar o facto que as actividades de aprendizagem dinâmicas demoram mais e têm menos conteúdo que as aulas magistrais. A aprendizagem dinâmica pode ser utilizada por grupos de diversos tamanhos, por alunos de vários níveis, por alunos do primeiro ano ou por diplomados.

 

In www.esec.pt/opdes.

 

 

  
EB1/PE do Garachico