Projeto Baú da Leitura

Minimizar

O projeto Baú de Leitura é um projeto escolar que tem por objetivo principal, promover hábitos de leitura e escrita nas crianças e jovens, em percurso escolar.

 

 

 

Triatlo Literário

Minimizar

 Mónica Soares - aluna vencedora da segunda fase no Triatlo Literário

Mais um ano, a Escola do Garachico participou no Triatlo Literário onde teve como vencedora a aluna Mónica da Escola EB1/PE do Garachico pertencente ao 4.º ano.

O concurso tem por objetivos: a aquisição de um maior conhecimento no domínio do Português; incutir o gosto pela leitura de livros infanto-juvenis; promover a vida e obra de escritores; desenvolver a componente de escrita recreativa como prática pedagógica; congregar alunos, dinamizadores de Bibliotecas, entidades públicas e privadas, em torno de uma atividade cultural inédita.

                                                             

        O concurso decorreu no dia 19 de fevereiro, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos. Este iniciou com a prova de leitura que foi um excerto do livro O Segredo do Rio de Miguel Sousa Tavares. Seguiu-se uma prova de escrita, que foi a criação de um texto narrativo sobre a obra referida. Por último, os dez concorrentes do concelho de Câmara de Lobos tiveram de responder a três perguntas sobre o mesmo livro. No que diz respeito à avaliação dos concorrentes, o júri avaliou-os dando pontos em função dos seguintes aspetos:

Modalidade Leitura – Fluência, dicção e expressividade

Modalidade Escrita – Versão mais fiel ao texto original (Semântica e Ortografia);

Modalidade Cultura – Maior número de questões corretas.

No geral, a prova correu bem e os alunos obtiveram bons resultados, estando a  aluna Mónica, da nossa escola, de Parabéns uma vez que foi a vencedora desta segunda fase.

EB1/PE do Garachico