A escola

A Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho é um dos vários estabelecimentos de ensino pertencentes à freguesia de São Martinho estando localizada numa zona de fácil acesso, no caminho de São Martinho.

O plano urbanístico da Escola foi da autoria do arquiteto madeirense Adolfo Brazão Vieira e a sua inauguração deu-se em dezembro de 1968.

A Escola é constituída por três edifícios ligados por dois espaçosos corredores, possuindo estes, salas de ambos os lados. Recentemente foram construídas duas salas num edifício em anexo.

Ainda no ano de 2006/2007 a escola sofreu obras de melhoramento e agora apresenta um aspeto mais moderno e atual.

A Escola Básica do 1º ciclo com Pré-escolar de São Martinho, fica situada na freguesia com o mesmo nome, pertencente ao concelho do Funchal.

Esta freguesia foi criada no ano 1579, por alvará régio de 3 de março. Tem uma população de 26.482 habitantes (censos 2011) e uma área total de 8,6 km2.

São Martinho faz fronteira a Norte com a freguesia de Santo António, a Este a São Pedro e Sé, a Oeste o concelho de Câmara de Lobos e a Sul o Oceano Atlântico.

A onze de novembro celebra-se a festa de São Martinho, cujo Santo é o orago da igreja. A designação desta freguesia advém de uma pequena capela, mandada construir por Afonso Anes, o hortelão, em homenagem a este Santo.

A freguesia é dotada de várias infraestruturas e estabelecimentos de ensino, desde Creches até ao Ensino Secundário e Profissional. Recentemente foi construído, nesta zona, o Hospital Privado da Madeira.

No litoral Sul da freguesia concentra-se a maioria de unidades hoteleiras, sendo esta a que recebe maior número de turistas. É uma zona com grande densidade populacional, com vários bairros sociais, habitacionais e comerciais, nomeadamente lojas de restauração, pronto a vestir, decoração, Rent-a-Car, farmácias e ainda um grande centro comercial – Fórum Madeira.

A freguesia é cruzada pela principal estrada da ilha - a via rápida - que a liga ao centro do Funchal e ao concelho de Câmara de Lobos, servindo não só a população da freguesia como também as das zonas vizinhas.

No perímetro da freguesia existem várias elevações conhecidas como picos: Pico da Cruz, Pico do Funcho, Pico da Arruda, Pico da Igreja e Pico da Lombada.

Uma das atrações desta freguesia são as zonas de lazer e balneárias, nomeadamente Ponta Gorda, Gavinas, Lido, Clube Naval e Praia Formosa, a maior zona balnear da ilha, sendo em tempos local de desembarque dos Franceses (1566).

A freguesia também possui vários fontenários característicos: da Vitória, da Lombada, do Poço Barral, das Quebradas e do Pico do Funcho.

Visitar o site da Junta de Freguesia de São Martinho

O corpo docente é composto por:

Pessoal Docente

Pré-escolar

3

1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

Ensino Especial

4

Atividades de Enriquecimento Curricular

18

33

O corpo não docente é composto por:

Pessoal não Docente

Técnica Superior de Biblioteca

Técnica de ensino especializado

Assistentes Técnicas

Assistentes Operacionais

19

23

O número de alunos da escola é:

Pré-escolar

4

Sala TIC

1

Sala de Modalidades Artísticas (expressão plástica)

Sala de apoio especializado

Casas de banho de alunos

Casas de banho de adultos

Despensa

Edifício central:

Refeitório

Cozinha

1

Espaço de convívio para funcionários

Anexos:

Sala de Modalidades Artísticas (expressão musical e dramática)

Sala de apoio

Zonas exteriores:

Recinto desportivo semicoberto

Parque Infantil

Estacionamentos e áreas ajardinadas

1

A Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho funciona desde do Ano letivo de 1998/99 em regime de ETI.

Os objetivos da Escola a Tempo Inteiro são os seguintes:

·  Uma nova educação capaz de responder a uma nova sociedade;

· Proporcionar igualdade de oportunidades às famílias mais desfavorecidas economicamente (alimentação, novas tecnologias, uma nova língua);

·  Promover o sucesso educativo no seu desenvolvimento integral.

Para além das Atividades Curriculares, os alunos têm as atividades de enriquecimento curricular:

• Estudo;
  • Inglês;
  • TIC;
  • Ciências da computação (1º ano);
  • Clube de Robótica (Pensamento Computacional);
  • Expressão Plástica;
  • Expressão e Educação Físico Motora;
  • Áreas Artísticas;
  • Biblioteca;
  • Clube de Xadrez;
  • O.T.L.

Os alunos cujos pais não têm horário compatível com o escolar, frequentam a Ocupação dos Tempos livres (OTL), que funcionam antes e depois do horário letivo e quando existe uma manhã ou tarde livre no horário.

A EB1/PE de São Martinho inicia as atividades letivas, tanto para o Pré-Escolar como para o 1º Ciclo, às 8h15 e termina às 18h15.

Atividades curriculares – 8h15/13h15, com intervalo das 10h45 às 11h15.

Atividades de enriquecimento curricular- 14h15/17h45 com intervalo das 15h15 às 15h45.

Ocupação de Tempos Livres (OTL)/Clubes – Entre as 16h45 e as 18h15.

Uma Escola a funcionar a Tempo Inteiro vem trazer muitas vantagens, tais como: uma maior socialização com uma maior variedade de atividades, alargamento de conhecimentos, suplemento alimentar e apoio social às famílias.

EB1/PE São Martinho