Caracterização da escola

A Escola do Lombo do Atouguia fica situada na freguesia da Calheta, Concelho da Calheta, mais precisamente no sítio do Lombo do Atouguia.

A escola é um edifício estatal, do plano centenário embora tenha sido remodelado e ampliado em 2002, previsto no Plano de Ordenamento da Rede Regional Escolar, passando deste modo a Escola a Tempo Inteiro.

Os espaços interiores da escola são compostos por: dois gabinetes dos órgãos de gestão e administração, três salas das aulas curriculares, uma sala para a expressão plástica, uma sala para a informática, uma biblioteca, um sótão de arrumos, uma cozinha, uma cantina e instalações sanitárias.

Os espaços exteriores da escola são constituídos por um parque infantil, um campo de jogos de grandes dimensões e vários jardins.

salas 2.JPG

Um pouco de História

(Escola do Lombo do Atouguia em 1970)

O nome "Lombo do Atouguia" vem do tempo dos primeiros povoadores. De entre eles se destaca Luís de Atouguia, enviado pela Infanta D. Beatriz em 1491. Na ilha exerceu o cargo de responsável pela renda da imposição.

Foi um dos primeiros povoadores e a ele; ou a um seu próximo descendentes ficou ligado o nome do Lombo do Atouguia.

Escola Básica - Atouguia - Calheta