A Escola  A Escola Minimizar

 

Projeto Educativo 2020/2024

 

O Projeto Educativo de Escola tem como objetivos, não só, formar os alunos para que no futuro possam ser indivíduos dinâmicos, críticos e intervenientes na sociedade em que vivem, mas também pretende transmitir valores e capacidades de aprendizagem e ensinamento.

 

 Clique na imagem para visualizar o Projecto Educativo

 



História da Escola

 

A primeira Escola Feminina foi a da "Lourencinha". Porquê Lourencinha? " Havia nesta zona de Câmara de Lobos uma quinta onde moravam o Conde e a sua esposa a Condessa Lourença a quem chamavam Lourencinha". Com a sua morte e saída dos condes (família) da casa, nasce aí a Escola da Lourencinha, apenas Feminina, e a masculina na Quintinha em São João (Jesus Maria José).

A Escola da Lourencinha data de 1940, como está no Elucidário Madeirense I Vol. Padre Fernando Augusto da Silva "Carlos Azevedo de Menezes". 

No dia 18 de fevereiro de 2008 a Escola passou a funcionar a tempo inteiro. Este momento só se tornou possível com o empenho e dedicação dos Professores, que apesar de na altura não reunirem as condições essenciais para desempenhar a sua função, disponibilizaram-se e trabalharam afincadamente para que os alunos pudessem usufruir o quanto antes destas atividades.

Posteriormente no dia 12 de novembro de 2009, a nossa Escola foi inaugurada pelo Exmº Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, que foi recebido com uma atuação musical dos alunos, seguindo-se de uma visita guiada pela escola nova escola, terminando num buffet. Estiveram também presentes, várias entidades oficiais da esfera da Educação e da Câmara Municipal. Foi um dia recheado de alegria e emoção, na qual a comunidade escolar se envolveu na preparação deste dia. Um dia que ficará na memória…

 

 

 

Caracterização do Meio

 

A escola E.B.1/PE da Lourencinha encontra-se inserida no Concelho de Câmara de Lobos. Este concelho está localizado na parte sul da Região Autónoma da Madeira. Tem grande atração turística devido em parte à paisagem envolvente e à famosa gastronomia tradicional. 

   

  Vista sobre a Baía de Câmara de Lobos  

 

 

 

Regulamento Interno

 

O Regulamento Interno é um instrumento do processo de autonomia da Escola. Deve ser entendido como documento definidor do regime de funcionamento da mesma, de cada um dos seus órgãos de administração e gestão, das estruturas de orientação educativa e dos serviços especializados de apoio educativo, bem como os direitos e os deveres dos membros da comunidade escolar. 

Legislação em vigor

 

 

Clique na imagem para visualizar o Regulamento Interno

 

 

 

 

 


EB1/PE da Lourencinha - Câmara de Lobos