Eco Escolas  Eco Escolas Minimizar

Plano de Ação

 

 

No ano letivo 2020/2021, a EB1/PE da Lourencinha dará uma vez mais continuidade ao Projeto Eco-Escolas, seguindo a metodologia dos sete passos de uma Eco-Escola. Este foi um projeto iniciado no ano letivo 2005/2006 e que demonstra uma boa prática na educação ambiental por parte da nossa instituição, sempre relembrando que no nosso dia-a-dia cada gesto simples como o de apagar a luz, pôr o papel no papelão ou fechar a torneira da água, que cada um de nós faz, é um importante contributo para a poupança e para a melhoria do ambiente na nossa escola e na nossa casa.

Após a respetiva inscrição no programa iremos criar o conselho Eco-Escolas, força motriz do programa, assim como, realizar a Auditoria Ambiental no início do ano letivo de modo a servir de base para a elaboração do Plano de Ação e no final, contemplando a mesma amostra de alunos teremos por objetivo comparar os resultados e inferir sobre o impacto do programa na mudança dos hábitos adquiridos. 

O Plano de Ação incindirá este ano, para além dos três temas obrigatórios do programa (Água, Energia e Resíduos), nos temas complementares Biodiversidade, Mar, Transportes e Mobilidade, Alimentação Saudável e Sustentável e no tema anual Espaços Exteriores. Estes serão abordados ao longo do ano letivo, com um vasto leque de atividades, apelando à participação dos encarregados de educação e da comunidade escolar, existindo sempre uma clara articulação entre o currículo dos diversos anos de escolaridade. O culminar deste Plano de Ação, será no dia da Eco-Escolas, dando destaque para a cerimónia do Hastear da Bandeira, símbolo representativo das boas práticas ambientais adotadas por toda a comunidade escolar. Serão também programadas algumas atividades de grande importância para a sensibilização dos problemas ecológicos dirigidas a toda a comunidade educativa.

É de elogiar todo o trabalho e esforço contínuo da escola como um todo na preservação do ambiente, através de ações persistentes de sensibilização e aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental, à vida quotidiana da escola e das famílias do concelho, atribuindo desta forma às crianças um papel importante na transmissão de conhecimentos e ações em benefício do ambiente.

 

De referir que como símbolo de uma educação ambiental de qualidade praticada na nossa escola, uma vez mais recebemos o galardão Eco-Escolas, relativo ao ano letivo 2019/2020, assim como um diploma de qualidade e prémios de reconhecimento público da existência de um programa idóneo na educação pelo ambiente.

 
 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 Eco-Código 2020-2021 

ÁGUA

ü A água devemos poupar, assim todos ficaremos a ganhar. 

RESÍDUOS

ü Lixo separado, ambiente renovado.

ü Com o lixo separado o Planeta Terra diz obrigado. 

ENERGIA

ü Para a energia poupar, a luz natural deves usar. 

MAR

ü Para o mar salvar, lixo no chão não podemos deitar.

ü Se os animais marinhos queres proteger primeiro tens de os conhecer.

ü Não ao plástico descartável para um Oceano mais saudável. 

ALIMENTAÇÃO

ü Alimentos saudáveis deves escolher para teres saúde a valer. 

COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

ü Sacos para as compras deves levar, para menos plástico gastar.

ü O ambiente é o teu futuro. Preserva-o.

ü Se o planeta queres defender, um Eco-vigilante terás de ser. 

ESPAÇOS EXTERIORES

ü Para os espaços exteriores poderes aproveitar, primeiro terás de os respeitar.

FLORESTA

ü Para o ar puro respirar a floresta vamos reflorestar.

 

 

 

Dia Eco escolas

 

 

Neste ano letivo, devido à situação de pandemia que a região atravessa, a entrega do galardão Eco-Escolas relativo ao ano letivo 2019/2020 e respetiva Bandeira Verde que certifica a existência de uma educação ambiental coerente e de qualidade existente nas escolas do concelho, procedeu-se de uma forma diferente.

Como símbolo de uma educação ambiental de qualidade praticada na nossa escola recebemos o nosso galardão Eco-Escolas, prémio de reconhecimento público da existência de um programa idóneo na educação pelo ambiente, na nossa escola com a presença da vereadora da Câmara Municipal, do diretor da escola, de um aluno do conselho Eco-Escolas e de um coordenador do programa. Aquando da entrega do respetivo galardão, hasteamos a Bandeira Verde como símbolo de um programa coerente e de qualidade de educação pelo ambiente.

Do mesmo modo, para celebrar o dia Eco-Escolas foram desenvolvidas atividades nas diferentes salas de aula, cantados os hinos e organizado um pequeno concerto virtual através da plataforma ZOOM com o Tio Óscar, onde os alunos depois de conhecer e aprender as suas músicas infantis cantaram e dançaram ao som de temas sobre o ambiente e entoaram em coro a música “O planeta”.

De relembrar que no ano letivo 2020/2021, a EB1/PE da Lourencinha deu novamente continuidade ao Programa Eco-Escolas, programa esse iniciado no ano letivo 2005/2006 e que demonstra uma boa prática na educação ambiental por parte da nossa instituição.


 

 Mascote

 

Sob o lema "Vamos Assumir o Compromisso de Salvar o Planeta" e baseado no hino das crianças à terra, criamos a nossa mascote "O Lourenço". Com o intuito de sensibilizar os nossos alunos para a preservação do ambiente e para despertar a atenção e o interesse de toda a comunidade escolar, esta foi pintada e colocada numa das entradas da nossa escola.

 

 

 

 

 

 

As lâmpadas fluorescentes compactas são mais amigas do ambiente?

   

 

 

   

Cerca de 70 % do nosso corpo é constituído por água?

 


 

 

 

 

O papel usado pode ser reciclado muitas vezes?

 

 

 

 

 

 

Com resíduos podes fazer lindos presentes para oferecer?

 

 

 

 

 

 

Se tomares um duche de apenas 5 minutos poupas muita água?

 

 

 

 

 

 

A maior parte da água do planeta é salgada?

 

 

 

 

 

 

99% das baleias azuis desapareceram por causa da caça?

 

 

 

 

 

 

Se mantiveres a torneira fechada enquanto escovas os dentes poupas 10, 20 ou mesmo 30 litros de água.

 

 

 

 

 

 

Uma pastilha elástica demora cerca de 5 anos a  decompor-se na  natureza?

   

 

 

   

 

 

 
       
       
 
    Ao clicar nas imagens reencaminha para o respectivo jogo em www.natureza-brincalhona.pt
 

 

Eco-código 2018/2019
 

 

 



 Clica na imagem e acede à página pública da Eco-Escolas.


EB1/PE da Lourencinha - Câmara de Lobos