Plano de Ação
No ano letivo 2022/2023, a EB1/PE da Lourencinha dará continuidade ao Projeto Eco-Escolas, seguindo a metodologia dos sete passos de uma Eco-Escola. Este foi um projeto iniciado no ano letivo 2005/2006 e que demonstra uma boa prática na educação ambiental por parte da nossa instituição, sempre relembrando que no nosso dia-a-dia cada simples gesto como o de apagar a luz, colocar o papel no papelão ou fechar a torneira da água é um importante contributo para a poupança e melhoria do meio ambiente na nossa escola e na nossa casa.
Após a respetiva inscrição no programa iremos criar o conselho Eco-Escolas, força motriz do programa, assim como, realizar a Auditoria Ambiental no início do ano letivo de modo a servir de base para a elaboração do Plano de Ação e no final, contemplando a mesma amostra de alunos teremos por objetivo comparar os resultados e inferir sobre o impacto do programa na mudança dos hábitos adquiridos.
O Plano de Ação incindirá este ano, para além dos três temas obrigatórios do programa (Água, Energia e Resíduos), os temas complementares Mar, Transportes e Mobilidade, Alimentação Saudável e Sustentável e os temas anuais Biodiversidade – Preservar e Regenerar e Espaços Exteriores. Estes serão abordados ao longo do ano letivo, com um vasto leque de atividades, apelando à participação dos encarregados de educação e da comunidade escolar, existindo sempre uma clara articulação entre o currículo dos diversos anos de escolaridade. O culminar deste Plano de Ação, será no dia da Eco-Escolas, dando destaque para a cerimónia do Hastear da Bandeira, símbolo representativo das boas práticas ambientais adotadas por toda a comunidade escolar. Serão também programadas algumas atividades de grande importância para a sensibilização dos problemas ecológicos dirigidas a toda a comunidade educativa.
É de elogiar todo o trabalho e esforço contínuo da escola como um todo na preservação do ambiente, através de ações persistentes de sensibilização e aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental, atribuindo desta forma às crianças um papel importante na transmissão de conhecimentos e ações em benefício do ambiente.
De referir que, como símbolo de uma educação ambiental de qualidade praticada na nossa escola, uma vez mais recebemos o galardão Eco-Escolas, relativo ao ano letivo 2021/2022, reconhecimento público da existência de um programa idóneo na educação pelo ambiente.