Eco Escolas  Eco Escolas Minimizar

Plano de Ação

No ano letivo 2022/2023, a EB1/PE da Lourencinha dará continuidade ao Projeto Eco-Escolas, seguindo a metodologia dos sete passos de uma Eco-Escola. Este foi um projeto iniciado no ano letivo 2005/2006 e que demonstra uma boa prática na educação ambiental por parte da nossa instituição, sempre relembrando que no nosso dia-a-dia cada simples gesto como o de apagar a luz, colocar o papel no papelão ou fechar a torneira da água é um importante contributo para a poupança e melhoria do meio ambiente na nossa escola e na nossa casa.

Após a respetiva inscrição no programa iremos criar o conselho Eco-Escolas, força motriz do programa, assim como, realizar a Auditoria Ambiental no início do ano letivo de modo a servir de base para a elaboração do Plano de Ação e no final, contemplando a mesma amostra de alunos teremos por objetivo comparar os resultados e inferir sobre o impacto do programa na mudança dos hábitos adquiridos. 

O Plano de Ação incindirá este ano, para além dos três temas obrigatórios do programa (Água, Energia e Resíduos), os temas complementares Mar, Transportes e Mobilidade, Alimentação Saudável e Sustentável e os temas anuais Biodiversidade – Preservar e Regenerar e Espaços Exteriores. Estes serão abordados ao longo do ano letivo, com um vasto leque de atividades, apelando à participação dos encarregados de educação e da comunidade escolar, existindo sempre uma clara articulação entre o currículo dos diversos anos de escolaridade. O culminar deste Plano de Ação, será no dia da Eco-Escolas, dando destaque para a cerimónia do Hastear da Bandeira, símbolo representativo das boas práticas ambientais adotadas por toda a comunidade escolar. Serão também programadas algumas atividades de grande importância para a sensibilização dos problemas ecológicos dirigidas a toda a comunidade educativa.

É de elogiar todo o trabalho e esforço contínuo da escola como um todo na preservação do ambiente, através de ações persistentes de sensibilização e aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental, atribuindo desta forma às crianças um papel importante na transmissão de conhecimentos e ações em benefício do ambiente.

 

De referir que, como símbolo de uma educação ambiental de qualidade praticada na nossa escola, uma vez mais recebemos o galardão Eco-Escolas, relativo ao ano letivo 2021/2022, reconhecimento público da existência de um programa idóneo na educação pelo ambiente.

 

 Eco-Código 2022-2023 

 

 ÁGUA

ü A água devemos poupar, assim ficamos a ganhar.

 

RESÍDUOS

ü Com o lixo separado o Planeta Terra diz obrigado.

 

ENERGIA

ü Para a energia poupar, a luz natural deves usar.

 

MAR

ü Se os animais marinhos queres proteger primeiro tens de os conhecer.

ü Não ao plástico descartável para um Oceano mais saudável.

ü Lixo no chão não. Queremos um Oceano limpo e peixinhos felizes.

 

ALIMENTAÇÃO

ü Alimentos saudáveis deves escolher para teres saúde a valer.

 

COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

ü Sacos para as compras deves levar, para menos plástico gastar.

ü Se o planeta queres prevenir, o Eco-Código deverás cumprir.

 

ESPAÇOS EXTERIORES

ü Para os espaços exteriores poderes aproveitar, primeiro terás de os respeitar.

 

MOBILIDADE E TRANSPORTES

ü Para o planeta preservar os transportes públicos ou a bicicleta deves usar.

 

BIODIVERSIDADE

ü Animais e plantas devemos proteger para a biodiversidade manter.

 

 

 

Dia Eco escolas

 

Uma vez mais, o nosso estabelecimento de ensino foi contemplado com o galardão Eco-Escolas relativo ao ano letivo 2021/2022 e a respetiva Bandeira Verde.

Como símbolo de uma educação ambiental de qualidade praticada no nosso estabelecimento recebemos o nosso galardão Eco-Escolas, prémio de reconhecimento público da existência de um programa idóneo na educação pelo ambiente, pelas mãos da vereadora da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Nas celebrações do dia Eco-Escolas hasteamos a nossa Bandeira Verde que certifica a existência de uma educação ambiental coerente e de qualidade existente nas escolas do concelho, ao som do cântico dos hinos regional, nacional e do ambiente. Foram também feitas pequenas plantações nos jardins escolares, realizados jogos sobre o ambiente e desenvolvidas diferentes atividades nas salas de aula.

De relembrar que no ano letivo 2022/2023, a EB1/PE da Lourencinha deu novamente continuidade ao Programa Eco-Escolas, programa esse iniciado no ano letivo 2005/2006, dando continuidade a uma educação ambiental de qualidade a pensar nas gerações futuras.

 

 

 

 Mascote

 

Sob o lema "Vamos Assumir o Compromisso de Salvar o Planeta" e baseado no hino das crianças à terra, criamos a nossa mascote "O Lourenço". Com o intuito de sensibilizar os nossos alunos para a preservação do ambiente e para despertar a atenção e o interesse de toda a comunidade escolar, esta foi pintada e colocada numa das entradas da nossa escola.

 

 

 

 

 

Dia da Árvore 

No ano letivo 2022/2023, englobado no Plano de Ação do projeto Eco-Escolas, delineamos dar continuidade à plantação de ervas aromáticas num pequeno espaço do nosso jardim, espaço esse que gera grande entusiasmo entre os alunos. Restruturamos este espaço escolar com a plantação de diversas plantas aromáticas que deram cor e beleza aos nossos jardins. Todos os alunos manifestaram grande interesse no seu cultivo, no seu cuidado e na sua manutenção. Foi gratificante observar o empenho e a dedicação de muitos no carinho e no tempo que dedicaram a tratar e a regar as plantas.

Desta forma, aproveitando o gosto e o interesse pelos jardins e nunca esquecendo o Dia da Árvore, realizamos a plantação de pequenas plantas com a ajuda dos alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo, assim como, de duas pequenas árvores oferecidas pelo I.F.C.N. - Instituto de Florestas e Conservação da Natureza. Do mesmo modo, os alunos do Clube da Natureza deram vida a uma parte do nosso jardim com a criação do jardim da Tijuana onde realizaram a decoração do espaço e o tornaram mais agradável para o convívio de todos.

 

Com estas atividades, pretendeu-se incutir nos alunos os benefícios da plantação de árvores na revitalização das cidades, na aproximação da Natureza, na sensação de bem-estar, na diminuição da poluição, na purificação do ar e na sustentabilidade.

   
   

 

 

 

 

 

As lâmpadas fluorescentes compactas são mais amigas do ambiente?

   

 

 

   

Cerca de 70 % do nosso corpo é constituído por água?

 


 

 

 

 

O papel usado pode ser reciclado muitas vezes?

 

 

 

 

 

 

Com resíduos podes fazer lindos presentes para oferecer?

 

 

 

 

 

 

Se tomares um duche de apenas 5 minutos poupas muita água?

 

 

 

 

 

 

A maior parte da água do planeta é salgada?

 

 

 

 

 

 

99% das baleias azuis desapareceram por causa da caça?

 

 

 

 

 

 

Se mantiveres a torneira fechada enquanto escovas os dentes poupas 10, 20 ou mesmo 30 litros de água.

 

 

 

 

 

 

Uma pastilha elástica demora cerca de 5 anos a  decompor-se na  natureza?

   

 

 

   

 

 

 
       
       
 
    Ao clicar nas imagens reencaminha para o respectivo jogo em www.natureza-brincalhona.pt
 

 

 Clica na imagem e acede à página pública da Eco-Escolas.

 

 


  

 



 


 


 

 


EB1/PE da Lourencinha - Câmara de Lobos