Ensino Recorrente

Minimizar

 As professoras: Ana Cristina Pinto

                                  Carla Dias

                       Sandra Gouveia

  • Programa_1.º_ciclo_Português    
     
  • Programa_1.º_ciclo_Matemática 

     
  • Programa Referencial do Mundo Actual 

Integrado nas comemorações do Carnaval, e tendo como base a obra literária “Uma tarde no Circo” de António Mota”, os formandos do ensino recorrente – anexo 1 – Ribeira Seca, sob a temática “O Circo”, elaboraram textos a partir das frases previamente redigidas.

 

Posteriormente apresentaram os trabalhos elaborados, de diferentes tipologias textuais, sobre a temática "Tradições tão longínquas".

  

  

 

 

 Dia do amor ao próximo 

Através desta introdução os formandos do ensino recorrente do anexo 1- Ribeira Seca captaram impressões dos colegas, de forma a representarem a elaboração de uma descrição, revelada por meio das palavras.  
Na elaboração deste tipo textual a criatividade e os sentimentos de afeto evidenciaram a importância da amizade, fonte de felicidade e bem-estar.
 

  

  

  

 

Sabendo que os provérbios transmitem conhecimentos comuns sobre a vida, criados pelos antepassados e utilizados no quotidiano, os formandos do Ensino Recorrente do anexo 1, da EB1 PE e Creche Eng. Luís Santos Costa, descreveram o significado expresso pelos seus familiares ao utilizarem, em diversas situações, alguns dos ditos populares. 

A sabedoria popular assume, desta forma, um novo significado ao mostrar, através de um argumento, o sentido lógico subjacente nos provérbios ouvidos pelos seus familiares. 

Os textos elaborados pelos formandos tentam explicar as preciosas lições que os orientaram em diferentes contextos, fazendo com que a validade dos provérbios permaneça valiosa.

      

 
 O mistério do Natal em palavras.

O Natal assume uma simbologia própria e diversificada, representando o cenário da comemoração da grande festa cristã. 

Caraterizada como uma época tão rica em imagens, sons e gestos de afetos, repletos de histórias e significados, reforçam uma tradição tão nossa. 

Transmite, assim, uma vivência e um sentir. 

Com este sentir, os formandos do recorrente da EB1 PE Eng. Luís Santos Costa- Anexo 1 (Ribeira Seca) expressam nas suas receitas mensagens de fraternidade, compaixão, amizade e harmonia. Que a luz da esperança esteja sempre acesa nas nossas vidas.

  

 

 
 Poesia, sons e movimento, em torno dos versos de José de Sainz Trueva.
 
No dia 20 de novembro, no auditório do Fórum Machico, a 9ª edição do Sarau "Luar da Poesia", organizado pelo Grupo de Teatro de Machico, contou com a participação dos formandos do ensino recorrente, do anexo 1 da Ribeira Seca, na homenagem ao poeta madeirense José Manuel Sainz Trueva.

Durante uma hora, a poesia deu alma ao evento.

 

 

 Dia de São Martinho (11 de novembro): histórias e tradições!

Com o objetivo de preservar, valorizar e dar continuidade às tradições populares, no ensino recorrente da Ribeira Seca, foram relembradas e registadas memórias de várias gerações.

Assim, sabendo que os nossos usos e costumes desempenham um papel fundamental no processo de socialização e formação da nossa identidade cultural, sendo a base para o desenvolvimento da cidadania, patriotismo e responsabilidade social, partilhamos saberes tão ricos em conhecimento.

Texto em banda desenhada:

Numa tarde fria e chuvosa, um cavaleiro ia montado no seu cavalo quando

avistou um mendigo.

De repente, parou ao pé dele. Pegou na sua mão gelada e muito magrinha.

De imediato, decidiu cortar a sua capa a meio, cobrindo e agasalhando o peregrino.

De seguida, montou no seu cavalo, todo satisfeito, pela boa ação praticada.

Entretanto, a chuva parou e surgiu um sol radiante.

Diz a lenda, que durante três dias o sol aquece a terra, lembrando o verão de São Martinho.

    


 Reza a tradição que no dia 31 de outubro seja celebrado o Pão-por- Deus.

Valorizando a mensagem da GRATIDÃO, os formandos do ensino recorrente da nossa instituição demonstraram que a partilha é um bem a preservar, realçando a promoção de valores como a partilha e a solidariedade.  

Com este princípio em mente, foram apresentados alguns dos trabalhos elaborados desde o início do ano letivo:  recitar versos, dramatizar uma peça e cantar cantigas com quadras originais que demonstram as vivências populares, com o culminar da tradicional troca de frutos e pratos típicos da época.

 

 

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Eng. Luís Santos Costa