As professoras: Ana Cristina Pinto
Carla Dias
Sandra Gouveia
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Programa_1.º_ciclo_Português
- Programa_1.º_ciclo_Matemática
- Programa Referencial do Mundo Actual
Integrado nas comemorações do Carnaval, e tendo como base a obra literária “Uma tarde no Circo” de António Mota”, os formandos do ensino recorrente – anexo 1 – Ribeira Seca, sob a temática “O Circo”, elaboraram textos a partir das frases previamente redigidas.
Posteriormente apresentaram os trabalhos elaborados, de diferentes tipologias textuais, sobre a temática "Tradições tão longínquas".
Dia do amor ao próximo
Através desta introdução os formandos do ensino recorrente do anexo 1- Ribeira Seca captaram impressões dos colegas, de forma a representarem a elaboração de uma descrição, revelada por meio das palavras.
Na elaboração deste tipo textual a criatividade e os sentimentos de afeto evidenciaram a importância da amizade, fonte de felicidade e bem-estar.
Sabendo que os provérbios transmitem conhecimentos comuns sobre a vida, criados pelos antepassados e utilizados no quotidiano, os formandos do Ensino Recorrente do anexo 1, da EB1 PE e Creche Eng. Luís Santos Costa, descreveram o significado expresso pelos seus familiares ao utilizarem, em diversas situações, alguns dos ditos populares.
A sabedoria popular assume, desta forma, um novo significado ao mostrar, através de um argumento, o sentido lógico subjacente nos provérbios ouvidos pelos seus familiares.
Os textos elaborados pelos formandos tentam explicar as preciosas lições que os orientaram em diferentes contextos, fazendo com que a validade dos provérbios permaneça valiosa.
O mistério do Natal em palavras.
O Natal assume uma simbologia própria e diversificada, representando o cenário da comemoração da grande festa cristã.
Caraterizada como uma época tão rica em imagens, sons e gestos de afetos, repletos de histórias e significados, reforçam uma tradição tão nossa.
Transmite, assim, uma vivência e um sentir.
Com este sentir, os formandos do recorrente da EB1 PE Eng. Luís Santos Costa- Anexo 1 (Ribeira Seca) expressam nas suas receitas mensagens de fraternidade, compaixão, amizade e harmonia. Que a luz da esperança esteja sempre acesa nas nossas vidas.
Poesia, sons e movimento, em torno dos versos de José de Sainz Trueva.
No dia 20 de novembro, no auditório do Fórum Machico, a 9ª edição do Sarau "Luar da Poesia", organizado pelo Grupo de Teatro de Machico, contou com a participação dos formandos do ensino recorrente, do anexo 1 da Ribeira Seca, na homenagem ao poeta madeirense José Manuel Sainz Trueva.
Durante uma hora, a poesia deu alma ao evento.
Dia de São Martinho (11 de novembro): histórias e tradições!
Com o objetivo de preservar, valorizar e dar continuidade às tradições populares, no ensino recorrente da Ribeira Seca, foram relembradas e registadas memórias de várias gerações.
Assim, sabendo que os nossos usos e costumes desempenham um papel fundamental no processo de socialização e formação da nossa identidade cultural, sendo a base para o desenvolvimento da cidadania, patriotismo e responsabilidade social, partilhamos saberes tão ricos em conhecimento.
Texto em banda desenhada:
Numa tarde fria e chuvosa, um cavaleiro ia montado no seu cavalo quando
avistou um mendigo.
De repente, parou ao pé dele. Pegou na sua mão gelada e muito magrinha.
De imediato, decidiu cortar a sua capa a meio, cobrindo e agasalhando o peregrino.
De seguida, montou no seu cavalo, todo satisfeito, pela boa ação praticada.
Entretanto, a chuva parou e surgiu um sol radiante.
Diz a lenda, que durante três dias o sol aquece a terra, lembrando o verão de São Martinho.
Reza a tradição que no dia 31 de outubro seja celebrado o Pão-por- Deus.
Valorizando a mensagem da GRATIDÃO, os formandos do ensino recorrente da nossa instituição demonstraram que a partilha é um bem a preservar, realçando a promoção de valores como a partilha e a solidariedade.
Com este princípio em mente, foram apresentados alguns dos trabalhos elaborados desde o início do ano letivo: recitar versos, dramatizar uma peça e cantar cantigas com quadras originais que demonstram as vivências populares, com o culminar da tradicional troca de frutos e pratos típicos da época.