Escola

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Caraterização da escola


       A EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa dispõe de um espaço amplo e adequadamente equipado, sendo composta por três edifícios: o edifício principal, sito à Rua Senhor dos Milagres, n.º 12; o anexo 1, localizado na Ribeira Seca, e o anexo 2, localizado no sítio da Graça.

       O espaço ocupado pela Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Eng. Luís Santos Costa tem três pisos (edifício principal):

a) No primeiro piso do bloco A existe um gabinete de gestão, um gabinete de administração, um gabinete da equipa disciplinar, uma reprografia, quatro salas da pré-escolar, uma sala de trabalho de professores da pré escolar, uma sala de apoio educativo, uma sala de Educação Especial, um laboratório, duas casas de banho para alunos da pré-escolar, duas casas de banho para professores, duas casas de banho para os alunos, uma casa de banho para deficientes motores, uma escadaria e um elevador (acesso às salas existentes nos blocos A e B),

b) No segundo piso do bloco A há sete salas da componente curricular, uma sala de trabalho de professores, uma sala da Unidade Especializada e balneários (para professores e alunos), uma arrecadação para material didático, duas casas de banho para alunos e duas casas de banho para professores.

c) No terceiro piso do bloco A existe uma sala de Expressão Plástica, uma sala de Inglês, uma sala de Estudo, uma sala de Informática, uma sala de apoio/e-blocks, uma sala de Estudo (sótão), uma sala de arquivo, um bar para professores, uma arrecadação de material didático e duas casas de banho para alunos.

d) No primeiro piso do bloco B situa-se a cantina da escola.

e) No segundo piso do bloco B existe o ginásio e uma arrecadação de apoio ao ginásio.

f) No primeiro piso do bloco C existe um hall de entrada e um elevador.

g) No terceiro piso do bloco C existe uma sala de Educação Musical e Dramática, uma sala de Ludoteca e Videoteca e uma sala de Biblioteca.

g) No 3.º piso do Bloco D existe, somente, uma sala de Estudo.

      O anexo 1, na Ribeira Seca, é constituído por oito salas (uma sala TIC, uma sala para biblioteca, uma sala de Expressão Plástica, uma sala de música, uma sala de Pré-Escolar), um gabinete de gestão, uma sala de professores, uma cozinha, uma arrecadação, um refeitório, dois halls de entrada, quatro casas de banho para crianças, uma das quais para deficientes, duas casas de banho para adultos (docentes e não docente) e algumas dependências com múltiplas funções, incluindo um corredor coberto. O edifício é rodeado por um pátio amplo, ladeado por um jardim arborizado. Existe um campo polivalente descoberto e um parque infantil. Toda a área é limitada por uma vedação.

      O anexo 2, no sítio da Graça, é constituído por um edifício de um só piso que se organiza em dois espaços bem definidos, um para a creche (berçários I e II) e outro para o Jardim-de-infância (sala amarela e sala arco-íris). Assim, apresenta quatro salas de atividade, uma destinada à informática, reuniões e biblioteca e uma sala destinada ao ateliê de artes plásticas e arrumação de material de desgaste. O espaço conta ainda com uma copa de leite (de apoio ao berçário I), um refeitório, uma cozinha e respetiva despensa (economato), uma sala ampla (polivalente), um pátio coberto para a creche, um pátio para o jardim-de-infância, um gabinete de gestão, um gabinete de secretaria, uma sala de trabalho da equipa pedagógica, uma sala das assistentes operacionais, uma arrecadação, uma lavandaria/rouparia, uma casa de banho para adultos, três casas de banho para crianças, uma casa de banho para crianças com Necessidades Educativas Especiais e um sótão (arrumações e espaço para as assistentes operacionais de limpeza).

      O equipamento (mobiliário, multimédia, laboratorial) e material diverso disponibilizado pela escola (didático-pedagógico/digital) assegura uma variedade e quantidade adequadas, apresenta excelentes condições de conservação e permite fácil acesso à sua utilização e/ou requisição.

      A Câmara Municipal de Machico contribui com uma verba anual, integrada no seu orçamento, para cobrir despesas resultantes do “fornecimento de serviços”, do “material de secretaria”, do “equipamento informático” e da “despesa em gestão”, segundo critérios definidos e aprovados em reunião de Assembleia Municipal.

Plano anual de escola – o documento elaborado e aprovado pelos órgãos de administração e gestão da escola que define, em função do Projecto Educativo e Projecto Curricular de Escola, os objectivos, as formas de organização e de programação das actividades e que procede à identificação dos recursos envolvidos.”

Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M (Artigo 3.º)

 

            Documentação (clique em cima para ver):

 

           Plano Anual de Atividades

 

 

 

 

Enquadramento

            O Projeto Educativo é o primeiro grande instrumento de planeamento da ação educativa da escola, devendo, por isso, servir permanentemente de ponto de referência e orientação na atuação de todos os elementos da Comunidade em que a escola se insere, em prol da formação de cidadãos cada vez mais cultos, autónomos, responsáveis, solidários e democraticamente comprometidos na construção de um propósito comum e de uma sociedade melhor.

O presente projeto assenta num diagnóstico dos constrangimentos e potencialidades da nossa comunidade escolar, com vista a definir objetivos e metas para colmatar as fragilidades e/ou problemas identificados e desenvolver a multiplicidade de potencialidades discentes. Concomitantemente, veicula as linhas condutoras de atuação da escola e serve de referência, garantia, coerência e eficiência para o plano de ação.

Elaborado por uma equipa de docentes, designada pela diretora, compete ao Conselho Escolar “aprovar o Projeto Educativo” (artigo 13.º, número 1, alínea a) da Portaria n.º 110/2002, de 22 de junho e o ofício circular nº. 17/2012 de 16 de maio) cujo conteúdo deve salvaguardar os princípios, os valores, os objetivos e as metas que orientam a escola, tendo sido aprovado em Conselho Escolar, no dia 12/10/2017, com  a duração de quatro anos, vigorando do ano letivo 2017/2018 até ao ano letivo 2020/2021.

Metodologia de trabalho

A sua preparação é uma atividade sistémica decorrente da avaliação do Projeto Educativo anterior, em articulação com o relatório de autoavaliação da escola, o Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.

Após análise dos resultados obtidos foram identificados problemas pertinentes e prioritários, dos quais resultou a temática “Literacia e Civismo” (aprovada em Conselho Escolar, na reunião número um, de 4 de setembro de 2017). Este tema foi igualmente proposto aos encarregados de educação/pais nas reuniões de “Dia Aberto”, nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2017, tendo sido aprovado por maioria.

        A escola assume para este quadriénio a missão de elevar o nível de Literacia e Civismo da sua comunidade, com uma atuação pautada por princípios democráticos e pela salvaguarda dos valores da educação, da paz, da amizade, da verdade, da ordem, da liberdade, da justiça, da autonomia, da ecologia, da cooperação, da globalidade, da partilha, da responsabilidade, da estética, da tolerância, do respeito e da persistência. 

            Documentação (clique em cima para ver):

      

      Projeto Educativo (atualizado em fevereiro de 2020)

 

     O Regulamento Interno da escola é o documento que define o regime de funcionamento da mesma, de cada um dos seus órgãos de administração e gestão, estruturas de gestão intermédia e dos serviços, bem como os direitos e os deveres dos membros da comunidade escolar, com respeito pelos princípios de fendidos no regime legal da autonomia das escolas de acordo com a Lei de Base do Sistema Educativo e mais legislação aplicável.
     É nesta prespectiva que surgue o Regulamento Interno da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Eng. Luís Santos Costa, como um intrumento regulador, colocado ao dispor de todos os elementos da comunidade educativa, bem como de todos aqueles que recorrem à escola ou a ela acedem.

 

             Documentação (clique em cima para ver):

 

        Regulamento Interno (atualizado em julho de 2020)

     

     Anexos do Regulamento Interno (em reestruturação...)

 

Anexo I: Estrutura do Plano Anual de Turma 

 

Anexo II: Estrutura do Projeto Curricular de Grupo

 

Anexo III:Estrutura organizativa do Dossiê de Turma

 

Anexo IV: Estrutura organizativa do Processo Individual do Aluno

 

Anexo V: Procedimento para elaboração das atas

 

Anexo VI:Regulamento do Núcleo de Conciliação

 

Anexo VII:Formulário de Registo de Ocorrências entregue ao Docente Titular

 

Anexo VIII:Requerimento para acolhimento

 

Anexo IX:Formulário de referenciação de alunos para Educação Especial

 

Anexo X:Formulário para elaboração de um PIIP

 

Anexo XI:Formulário para elaboração de um PEI

 

Anexo XII:Requerimento para desistência ou dispensa das AEC

 

Anexo XIII:Infrações disciplinares dos alunos e consequências


Anexo XIV:Modelo de contrato de conduta disciplinar

 

Anexo XV:Formulário para comunicação de alunos de mérito

 

Anexo XVI:Formulário de controlo da circulação dentro dos espaços escolares

 

Anexo XVII:Requerimento para retirada de educandos ou para colocação em tempo extraordinário (Pré-escolar)

 

Anexo XVIII:Ficha de registo de avaliação sumativa da Creche

 

Anexo XIX:Ficha de registo de avaliação sumativa da Pré-escolar

 

Anexo XX:Ficha de registo de avaliação sumativa de 1º, 2º, 3º e 4º anos

 

Anexo XXI:Critérios de avaliação geral

 

Anexo XXII: Critérios de avaliação na Pré-escolar

 

Anexo XXIII: Critérios de avaliação para o 1º Ciclo



          Nota: Todos os documentos estão disponíveis para consulta na gestão da escola.

 

Apresentação aos encarregados de educação

Estatística 3ºperíodo - 2019/2020

 

Estatística das apreciações AEC - 3ºperíodo - 2019/2020

 

 

 

Critérios de avaliação para o ano 2020/2021:

   Critérios de avaliação 2020/2021

 

 


 

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Eng. Luís Santos Costa