Pré-Escolar

Perfil de aprendizagem da criança do Pré-escolar

A educação pré-escolar destina-se às crianças entre os 3 anos e a entrada no 1.º ciclo do Ensino Básico. A Lei-Quadro da educação pré-escolar considera-a “a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.”
Os objetivos da frequência no pré-escolar estão, igualmente, definidos nesta mesma lei, e são um contributo valioso nas aprendizagens ao longo da vida, assim como no sucesso educativo e académico. São eles: promover o desenvolvimento pessoal e social da criança; fomentar a sua inserção em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade de culturas; contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso na aprendizagem; estimular o desenvolvimento global da criança, no respeito pelas suas características individuais; desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas; despertar a curiosidade e o pensamento crítico; proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança; fazer a despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo orientação e encaminhamento adequados e, por fim, incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

Sala Azul

Educadoras da sala: Helena Moniz / Alexandra Freitas

Auxiliar: Helena Miranda

Sala Laranja

Educadoras da sala: Cecília Sousa / Laurentina Gouveia

Auxiliar: Rosalina Franco

Sala Verde Escuro

Educadoras da sala: Zélia Duarte / Regina Abreu

Auxiliar: Paz Vieira

Projeto com a Comunidade – “O Formigueiro da Sala Verde”

Olá!
   Chamo-me Eduarda Lima e sou estagiária do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira.
   No âmbito do meu estágio, abordei com as crianças da Sala Verde o tema dos animais aquáticos, terrestres e aéreos. As crianças demonstraram muito interesse neste tema bem como, na descoberta de animais com lupas no exterior da sala. Daí, resultou um mini projeto de aprendizagem em torno das formigas e da criação de um formigueiro.

Este mini projeto desenvolveu-se em seis etapas, a saber:

-diálogo sobre as formigas e os conhecimentos das crianças sobre as mesmas (constituição, alimentação, curiosidades, etc.);
-construção de um formigueiro;
-construção de formigas através de modelagem com “massa de cor”;
-procura de formigas no exterior da sala com o uso de lupas e captura das mesmas;
-observação dos comportamentos das formigas no formigueiro da Sala Verde;
-exposição, na Sala Verde, das produções realizadas pelas crianças sobre as formigas.

É de referir que todas as crianças que estiveram presentes na Sala Verde nos dias 14 e 15 de dezembro fizeram parte integrante deste Projeto.
   Por fim, é de realçar que todas as crianças se implicaram na realização de todas as etapas deste Projeto, mostrando-se muito interessadas e que, para além de desenvolverem novas competências, realizaram várias produções muito ricas, como podem ver nas imagens aqui apresentadas.

Esperamos que gostem de ver todo o processo subjacente ao mini projeto “O Formigueiro da Sala Verde”!

Sala Vermelha

Educadoras da sala: Paula Carneiro / Cristina Alves

Auxiliar: Zita Sargo

Sala Arco-íris - Anexo 2