Educação Cívica

Minimizar

Núcleo de Conciliação

Minimizar

Projeto ESPR

Minimizar

 

Uma das missões da escola é, segundo o Quadro Estratégico de Cooperação Europeia, “a promoção de uma cidadania ativa”. Por outro lado, as catástrofes associadas à ocorrência de riscos naturais, tecnológicos e mistos podem acarretar consequências significativas, mais ou menos gravosas para as pessoas e bens. Neste contexto torna-se, então, imprescindível dotar os alunos dos conhecimentos e competências essenciais a uma cidadania ativa e responsável face à segurança e aos riscos.

Surge, neste âmbito, o Projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos (ESPR).

Pretende-se com este projeto a dinamização do Plano de Prevenção e Emergência das escolas (sensibilização acerca do PPE, realização simulacros, entre outras) e o desenvolvimento de conteúdos temáticos na área da segurança que serão desenvolvidos por um Delegado de Segurança nas escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Este projeto da Secretaria Regional da Educação  - área curricular não disciplinar na dimensão de Desenvolvimento Pessoal e Social - conta com a parceria da Associação Insular de Geografia, do Serviço Regional de Proteção Civil, do Instituto de Administração da Saúde, através do Serviço de Defesa do Consumidor e do Departamento de Saúde, Planeamento e Administração Geral.

(SRE/ DRE) 

O Projeto Segurança em Casa, na Rua e na Escola — parceria da SRE com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) e a Associação Insular de Geografia (AIG) — intervém nas comunidades educativas, envolvendo alunos, docentes, não docentes, encarregados de educação e população local na temática dos riscos naturais e tecnológicos. Desde 2011, as 500 intervenções — com palestras, jogos e exercícios específicos — alcançaram 28 200 participantes.

O projeto ESPR é aplicado pelo Delegado de Segurança.

Este docente organiza, ainda, exercícios de evacuação, simulacros e formações de treino dos procedimentos de emergência, em conformidade com o Plano de Prevenção e Emergência da sua escola.

(SRE)

 

 

Instruções Gerais de Segurança

 

   

Assembleia de alunos

Minimizar

 Com a pretensão de envolver os alunos, nas tomadas de decisão, formou-se uma assembleia constituída por um representante de cada grupo/turma.

 

Projeto Ciências da Computação

Minimizar
Hora do Código 2023
 
   Este ano a nossa escola irá participar novamente no evento internacional “Hora do Código™”, promovido pela organização code.org. A iniciativa, a decorrer entre 5 e 12 de dezembro, tem como objetivo proporcionar a todos os alunos a oportunidade de experimentar as ciências da computação e a programação de uma forma lúdica e divertida.
 
 
Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Eng. Luís Santos Costa