Projecto Piloto de Implementação de ePortfolios na RAM

ePortefólio?!!! - Com a evolução fulminante das novas tecnologias, surge a ideia de o Portefólio ultrapassar o  tradicional suporte em papel.

Para um conhecimento mais detalhado sobre a constituição do ePortefólio, consulte o Manual do Aluno (inclui imagens ilustrativas).

Ano letivo 2008 / 2009

Balanço do Projeto dinamizado ao longo do ano lectivo 2008 / 2009:

Embora o arranque do Projeto tenha sido demorado e trabalhoso, até porque era algo totalmente desconhecido, o feedback foi positivo. Todos demonstraram interesse pelos vários separadores que compunham o ePortefólio. Todavia, criticaram o facto de este não ser mais dinâmico e se assemelhar ao "HI5", "MSN" e até ao "Pensa Rápido", proporcionando assim a interação com outras pessoas.

No 1º período, a turma do 4º B trabalhou essencialmente os separadores de caráter pessoal:

"Biography" - digitaram dados de caráter pessoal constantes no cartão de identificação do cidadão, a morada e o número de telefone.

"My Personal Page" - neste separador, os alunos tiveram a oportunidade de redigir um pequeno texto sobre as suas aspirações, projectos de vida, preferências relativamente à cor, animal, desporto, disciplina, ...Este espaço dispõe de um sector para comentários dos alunos, do professor de Língua Estrangeira e dos Encarregados de Educação.

No 2º período foram abordados os seguintes separadores:

"This year I would like to" - os alunos referiram os objectivos que pretendiam atingir no decurso do ano lectivo;

"My learning diary" - neste setor, os alunos registaram as experiências vivenciadas no que compete ao seu processo de aprendizagem, nomeadamente um tema que os tenha marcado positivamente e que pretendam registar ou até por outras razões.

"My assignments" - este separador era dedicado à publicação dos seus trabalhos, incluindo ainda um espaço para comentários dos alunos, do professor da Língua Estrangeira e  dos encarregados de educação, respetivamente.

No 3º período foram abordados os seguintes separadores:

"I achieved" - por último, os alunos refletiram sobre os objetivos que se propuseram atingir. Tinham à disposição estrelas de três cores que classificavam o nível de  sucesso na concretização de cada item. Assim sendo, a estrela verde significava que o objetivo tinha sido atingido; a escolha da estrela amarela demonstrava que o aluno tinha feito alguns progressos; a seleção da estrela vermelha demonstrava a não concretização do objetivo.

No mês de Junho procedemos à manutenção da informação digitada. Foram ainda gravados vídeos de apresentação individuais onde cada aluno teve a oportunidade de falar sobre aspetos pessoais, gostos, preferências ao nível de cor, animais, passatempos, desporto preferido, clube de futebol predileto e profissão futura.

No dia da Festa de encerramento do ano letivo (26 de Junho), os alunos foram presenteados com um CD, no qual constavam os trabalhos digitalizados e os vídeos de apresentação de toda a turma e ainda o backup do seu portefólio. Tiveram ainda direito a um diploma de participação certificado pelo responsável pela implementação do Projeto na Região Autónoma da Madeira.