Escritora Maria Aurora visita escola da Marinheira

04-12-2008 | EB1PEMarinheira
(0) |   [Avaliar]

No âmbito da Feira do Livro 2008, a decorrer de 2 a 5 de Dezembro, a conhecida apresentadora de televisão e autora de livros infantis, Maria Aurora Carvalho Homem, visitou a escola da Marinheira na tarde de quinta-feira, 4 de Dezembro.

A escritora teve oportunidade de visitar a exposição elaborada pelos alunos, cujos trabalhos foram inspirados na sua obra.

Seguiram-se diversas apresentações preparadas pelos alunos sobre algumas das suas histórias. Assistiram-se a declamações de poemas, projecções de diapositivos, dramatizações, música e dança inspirados em livros como "Maria e a Estrela do Mar" (que diz ter sido inspirado na sua neta Maria, após um pedido desta pelo seu aniversário: "eu quero uma história comigo lá dentro"), "A Fada Ofélia e o Véu da Noiva", "Juju, a Tartaruga", entre outros.

Após ter oferecido à biblioteca escolar a sua mais recente obra publicada "Cidade do Funcho", seguiu-se uma palestra em que a bem-disposta escritora respondeu a algumas questões duma plateia infantil entusiasmada, e na qual revelou algumas das estórias por trás dos seus livros. Ficámos assim a saber a sua preferência por Gabriel Garcia Marquez, a influência da sua neta Maria, os muitos livros de cabeceira que actualmente está a ler, entre outras curiosidades que muito agradaram aos presentes.

Respondendo a um aluno que a questionava sobre a sua motivação para a escrita e a génese dos seus livros, Maria Aurora revelou que todas as histórias que escreve "partem de factos reais, partem daquilo que eu vejo, daquilo que me contam, do que me pedem, e assim nascem pequenas histórias".

A autora revelou também que dentro de dias (11 de Dezembro) será publicado o seu mais recente livro "Uma Escadinha para o Menino Jesus", cuja história se passa mais uma vez na Madeira, nomeadamente na Achada do Marques.

Terminou a sua intervenção aconselhando os alunos a ler pois só assim se aprende a escrever: "um escritor só escreve se ler muito, se ler muitos livros".

Foi uma tarde muito bem passada, muito devido a esta comunicadora nata que conquistou desde o início alunos e professores da escola.