Receção Erasmus
De 7 a 11 de outubro, a escola da Marinheira organizou o encontro em Portugal, no âmbito do programa Erasmus+.
13-10-2019 | EB1PEMarinheira
(1) |   [Avaliar]

Com um programa intitulado “Do Mar à Montanha“, a escola da Marinheira recebeu os seus parceiros da Letónia, Finlândia, Itália e Turquia, no âmbito do projeto Candle Wisdom, do programa Erasmus+.

No primeiro dia, os parceiros foram recebidos na escola com o tradicional “Bailinho da Madeira“. Seguiu-se uma pequena atuação de todos os nossos alunos como forma de comemorar os 600 anos da descoberta da Madeira. Nessa peça de teatro musical, foi retratada a descoberta do Porto Santo e Madeira, assim como algumas das tradições locais mais emblemáticas. Os participantes foram então recebidos pela Srª Vice-presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e, após o almoço, visitaram a cidade e alguns dos seus locais turísticos.

No segundo dia, pela manhã, ocorreu a visita à sala dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem onde os parceiros puderam assistir a uma palestra sobre as metodologias e ferramentas utilizadas numa abordagem multidisciplinar ao ensino, com recurso à tecnologia. Durante a tarde, foi altura de realizar um passeio pela costa norte da ilha.

No terceiro dia, os participantes visitaram as salas de aula e foram recebidos com canções tradicionais de cada país parceiro. Assistiram ainda a um belíssimo espetáculo de sombras chinesas. A tarde foi de passeio por alguns dos locais mais reconhecidos do Funchal.

No quarto dia do encontro, a manhã foi passada de visita ao Pico do Areeiro e uma caminhada na Vereda dos Balcões. À tarde visitaram o Parque Temático da Madeira para aprender um pouco sobre a cultura e história madeirenses.

No quinto e dia final do encontro, os participantes assistiram a uma palestra emotiva e engraçada com a contadora de histórias Leda Pestana. Seguiu-se um momento musical com alguns elementos da Banda “Os Infantes”.

Foi uma semana muito produtiva ao nível da troca de experiências e conhecimento do sistema educativo regional.

Algumas das fotografias podem ser visualizadas AQUI.