Hand in Hand for 4C Towards the Future
De 6 a 10 de fevereiro, a escola da Marinheira participou no segundo encontro do projeto 4C's: Learning 4 Tomorrow que juntou alunos e professores de Itália, Turquia, Portugal, Finlândia, Espanha e Lituânia.
13-02-2020 | EB1PEMarinheira
(0) |   [Avaliar]

Intitulado Hand in Hand for 4C Towards the Future, o encontro realizou-se em Cento (Fe), Itália, e foi organizado pelos nossos amigos do Istituto Comprensivo 2 Giovanni Pascoli. Os alunos e professores de Portugal foram sortudos porque chegaram um dia mais cedo e puderam passar o dia a visitar a escola de Penzale.

No primeiro dia oficial do encontro, todos os participantes foram calorosamente recebidos na escola de Corporeno. Depois de visitar a escola e sermos recebidos em algumas salas de aula, os alunos participaram na workshop "Hackthon for future" - The 2030 agenda. A partir de pequenas histórias os alunos construíram personagens e cenários utilizando materiais de desperdício, promovendo assim a criatividade e incentivando à reciclagem. Após o almoço, enquanto decorria a reunião de trabalho entre os professores, os alunos realizaram pequenos vídeos utilizando a técnica de "stop motion" com os materiais utilizados durante a manhã. Esta atividade permitiu um trabalho colaborativo entre os vários parceiros e serviu de aproximação e primeiro contacto entre as crianças de diferentes nacionalidades. Ao final da tarde, todos os parceiros realizaram um passeio pelas ruas históricas da cidade de Cento, onde puderam admirar os magníficos edifícios, a hospitalidade das suas gentes e o quotidiano citadino.

No segundo dia, deslocámo-nos à escola de Penzale onde, durante a manhã, os alunos elaboraram uma máscara carnavalesca que se ilumina através de circuitos elétricos. Foi uma atividade muito divertida e que juntou lado a lado alunos e professores de países diferentes. Após o almoço, todo o grupo visitou a exposição "Emozione Barocca. Il Guercino a Cento" na Pinacoteca San Lorenzo. Através das explicações da guia da exposição, todos ficámos a saber um pouco mais sobre a genialidade daquele pintor do século XVI, natural de Cento. Em seguida, os alunos e professores dirigiram-se ao Rocca Castle onde os alunos participaram numa workshop simulando o trabalho de Guercino, utilizando óleo sobre tela. O jantar foi outro momento de convívio. Realizado na escola de Penzale, foi simpaticamente oferecido pelos pais dos alunos nossos anfitriões. A terminar a noite, foi possível assistir ao grandioso espetáculo musical no Teatro Pandurera, protagonizado pelos alunos do Istituto Comprensivo 2.

No terceiro dia, visitámos a Partecipanza Agraria de Cento onde ficámos a saber um pouco mais sobre esta antiga forma de organização coletiva da terra e ainda em uso atualmente. Fomos magnificamente recebidos pelos elementos daquela associação que nos brindaram, no final, com danças históricas. Durante a tarde, visitámos o Museo Ferrari, em Maranello, onde aprendemos um pouco mais acerca da história desta icónica marca automóvel. Vimos de perto alguns dos marcos automobilísticos atuais e de antigamente. Antes do delicioso jantar tradicional italiano, visitámos a Acetaia e Dispensa Leonardi, perto de Modena, onde provámos o maravilhoso vinagre balsâmico.

Ao quarto dia, pela manhã, os alunos de Portugal e Turquia, visitaram o centro de Cento e participaram nas atividades que ali decorriam como preparação para o desfile carnavalesco. Ainda tiveram a oportunidade de fazer uma pequena aparição em direto numa transmissão televisiva  local. Durante a tarde, todos os parceiros assistiram ao magnífico desfile de Carnaval de Cento. Foi um espetáculo com muita cor, animação e carros alegóricos espetaculares. Este desfile foi o primeiro de cinco que se repetem todos os domingos na época de Carnaval e que enche as ruas históricas de Cento e deixou os parceiros maravilhados.

No último dia, visitámos a belíssima cidade de Veneza. Percorremos as suas ruelas e praças, admirámos os canais, passeámos de gôndola e visitámos a magnífica Basílica S. Maria dei Frari que encerra em si oito séculos de arte. Este dia maravilhoso terminou na imponente Praça de São Marcos.

Pela noite realizou-se um jantar de despedida e que deu por terminada uma visita inesquecível, com muita história, recheada de muitas emoções e novas amizades. Obrigado Itália por esta experiência!

Algumas das fotografias podem ser visualizadas AQUI.