Projeto Erasmus+ 4C's: Learning 4 Tomorrow

4C's: Learning 4 Tomorrow

4C's: Learning 4 Tomorrow é um projeto no âmbito do programa Erasmus+ de parcerias estratégicas para escolas (2019-2021). O projeto une escolas primárias da Lituânia, Finlândia, Itália, Espanha, Turquia e Portugal. É um projeto focado na cooperação e no intercâmbio de boas práticas entre escolas. O principal objetivo do projeto é promover os 4Cs (Pensamento Crítico, Criatividade, Colaboração e Comunicação) nas salas de aula, combinando as competências do século XXI e a aprendizagem baseada em projetos.

O nosso objetivo é criar atividades de aprendizagem divertidas, envolventes, imersas e experimentais entre pares, grupos e indivíduo de maneira multidisciplinar como forma de reforçar o currículo.

Aumentaremos a colaboração entre colegas (sala de aula e internacional), motivação para a aprendizagem, resolução de conflitos e pensamento criativo. Através de experiências colaborativas, alunos e professores aprenderão o planeamento coletivo, trabalhando em direção a um objetivo comum, reconhecendo e navegando nas diferenças individuais de habilidades, competências e atitudes.

Projeto Erasmus+ 4C's: Learning 4 Tomorrow

Objetivos Específicos

  • fornecer aos professores uma variedade de experiências em primeira mão das TIC e sobre a forma como a tecnologia selecionada pode ser usada na sala de aula, a fim de melhorar o ensino e a aprendizagem;
  • promover uma abordagem abrangente ao ensino e aprendizagem de idiomas, com o uso do inglês em várias escolas europeias e culturas e, assim, enriquecer os processos de aprendizagem nas escolas;
  • adquirir por parte de professores e alunos competências de resolução de problemas, práticas de pesquisa, criatividade, arte, curiosidade, imaginação, inovação, expressão pessoal, planeamento, autodisciplina, adaptabilidade, iniciativa e liderança;
  • envolver os alunos ativamente em atividades que envolvem os seus corações e mentes e forneçam relevância no mundo real da aprendizagem;
  • desenvolver e cultivar nos alunos as competências para se prepararem para o mundo em rápida mudança além da escola;
  • aumentar a inclusão social e a boa cidadania.

 

Por estarem localizadas em áreas rurais, quase todas as escolas parceiras têm alunos com fracas expectativas para o futuro e desinteresse pela escola. Esperamos que este projeto abra horizontes nos nossos alunos e na comunidade ao redor, conhecendo outras realidades sociais e educacionais, além de colaborar com outros alunos e professores. Esperamos que o desenvolvimento do pensamento crítico tornará os alunos resistentes à xenofobia.

Os métodos que levarão à consecução dos objetivos do projeto serão: aprendizagem baseada em projeto, aprendizagem pela descoberta, colaborativa e prática, discussões em contexto de sala de aula, investigação, estudos de caso, aprendizagem com recurso à tecnologia e online.

Durante o ciclo de vida do projeto, estão planeados três eventos de formação de pessoal e três intercâmbios de alunos. Para alcançar os objetivos do projeto, uma série de atividades será agendada. Antes dos intercâmbios, os alunos participarão em sessões de chat no Twinspace e, após o intercâmbio, compartilharão as suas experiências no Twinspace. Além disso, antes, durante e após os intercâmbios, todos os parceiros das escolas trabalharão em colaboração no eTwinning. Uma avaliação abrangente do projeto será realizada em cada reunião internacional. Serão realizados inquéritos de satisfação pelos participantes.

Os alunos irão familiarizar-se com várias ferramentas Web 2.0 e media digital. Da mesma forma, incentivaremos os professores a usar novas tecnologias nas suas salas de aula e tornar os nossos alunos cidadãos digitais do século XXI, equipados com essas habilidades básicas numa abordagem inovadora. As TIC podem transformar o ensino e a aprendizagem e podem mudar muito a maneira como os alunos aprendem e a maneira como os professores ensinam.

 

Resultados planeados:

Jornal e histórias em formato digital, Manual Eduapps, calendário do projeto, logótipo, questionários, e-Twinning, artes de origami, artesanato, dicionário online, posters, camisolas do projeto, apresentações, vídeos, brochuras, website, exposições, conferências, intercâmbio de boas práticas, exposições de fotos, modelos 3D, caligramas, blogs, diários online, mapas, cantinho do projeto, etc.

As comunidades locais serão alcançadas através da disseminação concreta baseada em ações específicas (distribuição dos resultados para escolas e bibliotecas próximas, convites para exposições e reuniões).

Dentro da escola, os resultados do projeto serão apresentados ao conselho de professores e pais. A estratégia de disseminação é planeada para atingir escolas e instituições educacionais, organizações, órgãos públicos locais e regionais, desenvolvedores de currículo e comunidade.

 

Uma das maiores ambições do projeto é que, numa perspetiva pedagógica e educacional, o estudo de conteúdo regional e local, os seus temas e estratégias sejam realmente integrados nos programas das diversas disciplinas das nossas escolas. O projeto como um todo é visto como um exemplo a seguir, devido à sua lógica e viabilidade.

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Última atualização em 12 de outubro de 2019