A nossa Escola

Minimizar

Bem- vindo à escola de Maroços e Santo António da Serra!

Maroços e Santo António da Serra - Posts | Facebook 

Neste espaço virtual podes navegar só ou acompanhado e conhecer  um pouco da realidade desta escola constituída por dois Edifícios Escolares: o Edifício Escolar de Santo António da Serra (edifício sede) e o Edifício Escolar dos Maroços (edifício anexo).

Ambos estão localizadas em meios rurais, uma na Freguesia de Santo António da Serra mais conhecido por Ribeira de Machico e outra na localidade dos Maroços situada no interior do vale de Machico serpenteado pela ribeira que te pode servir de guia para chegares ao edício anexo e continuar a viagem subindo a encosta verdejante para chegar ao Edifício Sede.

Hoje, sendo só uma única escola encontramos dois espaços bonitos onde florescem todos os dias sorrisos. Sorrisos de crianças encantadoras  que connosco partilham o dia a dia e ajudamos a crescer.

É com estas crianças que também nós crescemos e vivemos momentos de trabalho, partilha,  convívio, sorrisos, experiências e emoções!

A escola espera por todos aqueles que da nossa família querem fazer parte!

 

A Escola conta com a seguinte equipa na sua direção:

Diretora: Lília Ismaelda Timóteo da Costa

Substituta legal: Alexandra Maria Lopes Afonso

      O edifício ocupado pela Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche dos Maroços e Santo António da Serra (edifício principal) é um espaço do Plano Centenário construído na década de 60. A partir de 2001 passou a integrar o Projeto Escola a Tempo Inteiro, segundo a portaria 133/98 de 14 de Agosto.

     O piso superior conta com duas salas curriculares; uma sala para Música, Expressão Plástica e Inglês; uma sala de Informática; um gabinete de Apoio; uma Biblioteca; uma sala dos Professores e o gabinete de Gestão.

     O rés-do-chão conta com uma sala de Creche; uma sala para o Pré-Escolar; um elevador; uma sala de arrumos; uma casa de banho para professores (mista); duas casas de banho (meninos/meninas); uma casa de banho para deficientes; um gabinete administrativo com uma divisão para o atendimento aos encarregados de educação; uma cantina; uma cozinha; uma despensa; duas casas de banho (Pré-Escolar); um gabinete para funcionários; uma arrecadação e uma sala de arrumos em frente à sala do Pré-Escolar.

     O campo polidesportivo foi construído posteriormente à escola, o recinto é coberto e possui, em toda a sua área, piso sintético.

 

     O anexo, o edifício nos Maroços, foi inaugurado a 04 de Outubro de 1997, tendo começado logo a funcionar a “Tempo Inteiro”, ou seja, num novo sistema de organização do horário curricular e das atividades de enriquecimento do currículo, proporcionando desta forma um maior e mais completo serviço escolar.

    No seu interior possui dois halls de entrada com grandes corredores. No piso um, há  um gabinete da direção e administração, três salas de aula; uma sala de Tecnologias de Informação e Comunicação; duas salas pequenas, uma para apoio pedagógico, outra de apoio ao ginásio;  uma sala para pessoal docente;  uma sala para pessoal não docente, quatro casas de banho (masculino, feminino adultos e adaptada); uma cozinha (com dispensa, duche e wc); uma cantina e duas arrecadações.

     No piso dois, existe um sótão para arrumações, uma sala de biblioteca e uma sala de arquivo. O rés-do-chão, piso zero, conta com um pátio coberto; balneários (masculinos e femininos); quatro casas de banho, duas no interior e duas no exterior (masculino e feminino); duas salas de pré-escolar, uma sala para Apoio Pedagógico, uma sala de Expressão Plástica, uma sala de Apoio à expressão Plástica e uma sala de Expressão Musical.

    No exterior do edifício possui um polidesportivo, vários jardins, espaços livres e um pequeno parque de diversões (baloiços, escorrega e balancé). Fora do edifício e na entrada principal e na entrada pelo polidesportivo existem parques de estacionamento. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HISTÓRIA DA ESCOLA

 
 
     

 As EB1/PE dos Maroços e a EB1/PE/C de Santo António António eram escolas independentes até ao final do ano letivo 2017-2018, ano, em que pela Portaria n.º 207/2018 publicada no Joram, Serie 1 - 101/2018 de 2 de julho definiu a fusão de ambos os estabelecimentos, passando assim, a designar-se Escola Básica do 1º Ciclo com Pré Escolar e Creche de Maroços e Santo António da Serra.

Ambas as escolas foram alvo de fusão devido à escassez de alunos, ambas funcionavam com cerca de 50 alunos cada, o que levava ao facto de existirem turmas mistas tornando o trabalho e o rendimento dentro da sala de aula menos profícuo.  Desta data em diante passamos a escrever uma nova história, agora temos turmas compostas por um único ano de escolaridade, passamos a conhecer a cultura, as vivências e a história de ambas as localidades.

Numa realidade diferente entre duas freguesias, somos apoiados no transporte de alunos entre Maroços e Santo António da Serra pela Câmara Municipal de Machico do mesmo modo, que também, temos o apoio  das duas Juntas de Freguesias (Machico e Santo António da Serra) na nossa ação pedagógica.

A história  da EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra recomeça aqui, mas em momento algum esquecemos as raízes e a história da cada uma.

Assim, os sítios da Ribeira Grande e Maroços já possuíram um total de três escolas, duas das quais inseridas na Ribeira Grande. Estas escolas não eram mais do que pequenas casas alugadas, onde uma sala de aula funcionava com vários anos juntos. Muitas vezes as suas condições físicas eram precárias, principalmente no espaço exterior (recreios muito limitados, pisos irregulares e casas de banho relativamente afastadas da sala de aula), para já não falar no difícil percurso para chegar até lá – acessos com lama e estreitos. O tempo foi passando e uma das escolas fechou no início dos anos 90, por falta de condições. Aquelas que se mantiveram fizeram-no, apenas, por mais alguns anos (95/96), até restar apenas uma escola com 3 salas para todos os alunos de ambos os sítios (96/97). Mas as condições não melhoraram. A superlotação e a falta de espaço, fizeram com que finalmente se construísse uma nova escola, a fim de satisfazer as necessidades da população. Nasceu então uma Escola de raiz, que ficou concluída em Setembro de 1997, tornando-se um motivo de grande orgulho para toda a comunidade. A nova Escola começou a funcionar a “Tempo Inteiro”, ou seja, num novo sistema de organização do horário curricular e das atividades extracurriculares ou de enriquecimento do currículo, proporcionando desta forma um maior e mais completo serviço escolar. 

Quanto ao Edifício Escolar de Santo António da Serra é um espaço do Plano Centenário construído na década de 60. A partir de 2001 passou a integrar o Projeto Escola a Tempo Inteiro, segundo a portaria 133/98 de 14 de Agosto e sofreu obras de ampliação e reconstrução em 2005. O campo polidesportivo foi construído posteriormente à escola, tendo sido inaugurado em Outubro de 2008 e sofreu obras de requalificação em 2019.

 

 

 

 

 

Localização 

 

A Freguesia de Santo António da Serra está localizada entre dois concelhos: Santa Cruz e Machico. A sua principal atividade é a agricultura.

Esta freguesia tem um Centro de Saúde, uma Igreja, uma Junta de Freguesia, uma Casa do Povo, um Grupo Folclórico e Recreativo, vários estabelecimentos comerciais, entre outros. É uma freguesia muito popular na Madeira, principalmente ao fim de semana, altura em que muitas pessoas se dirigem até lá para fazerem compras e usufruírem de uma tarde bem passada.

Outra atração desta freguesia é o Campo de Golfe do Santo da Serra, situado numa parte da freguesia, local de inúmeros torneios nacionais e internacionais.

Esta freguesia está inserida num meio predominantemente rural, onde ainda há quem se dedique à agricultura ou à emigração sazonal. Há também os que começam a procurar outro tipo de atividades fora da freguesia.

 

O edifício anexo localiza-se no sítio dos Maroços.  Este sítio pertence à freguesia e concelho de Machico, que fica situado no extremo oriental da ilha da Madeira. Esta pequena povoação localiza-se numa zona de relevo acidentado e montanhoso, mais propriamente num vale que é atravessado por uma ribeira. Além disso, situa-se junto à estrada regional e nas suas proximidades existe uma igreja e um Centro Social e Paroquial das Preces.

É um meio, predominantemente, rural onde as pessoas dedicam-se sobretudo à agricultura e ao comércio mobiliário. Nos últimos anos, é de constatar um aumento da emigração sazonal.

 

Para chegar a cada um dos Edifícios Escolares deve seguir o seguinte trajeto:

Quem vem do Funchal na VR1 deve sair na rotunda para a VE1 em direção ao Porto da Cruz. Seguindo a estrada sai no primeiro entrocamento à direita. Uma vez aqui encontra-se na Estrada Regional 101, se quizer ir para o Edifício Escolar de Santo António da Serra deverá virar à esquerda  e seguir o percurso até encontrar a escola, o edifício fica à sua esquerda. 

Por outro lado se quizer ir para o Edifício Escolar dos Maroços  deverá seguir o mesmo trajeto, sair da VR1 na rotunda, apanhar VE1 sentido Porto da Cruz, sair do primeiro entroncamento para a ER101 e virar à direita.Aqui, deverá seguir sempre o percurso até encontrar o Edifício Escolar dos Maroços que fica também à sua esquerda.

Para visualizar melhor o trajeto fica aqui a imagem com os pontos anteriormente assinalados!

EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra