CONTA-NOS UMA HISTÓRIA

28-06-2019 | Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Jorge
Contar histórias não é para todos!

É sim para aqueles que têm gosto e trabalham para superar as suas dificuldades. Envolve uma boa leitura, postura, correção, dicção e, a mais importante, expressividade. Desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens realizadas pelos alunos dos diferentes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, quer no desenvolvimento de competências e valores.

Participamos no concurso "Conta-nos uma história!" de forma a promover os hábitos de leitura e incentivar os alunos à expressão oral em situações educativas desafiantes, recorrendo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

A nossa escola concorreu com 2 histórias em português, dramatizadas pelos alunos do 1.º e 2.º Anos, “O Pombo-Trocaz que queria ter uma Namorada” e “Eu digo Não!” e mais 2 histórias em inglês, trabalhadas pelos 3.º e 4.º anos, “Puss in Boots” e “Rocky and the South African Crown”. As histórias foram enviadas apenas em formato áudio porque nem todos os pais autorizaram o vídeo. Não fomos vencedores de qualquer prémio mas fomos agraciados com certificados. A participação já foi muito positiva.

A dinamização deste concurso ocorre anualmente e é assegurada pelo Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e a Rádio ZigZag.

EB1/PE Madalena do Mar