Halloween

Halloween

O dia das bruxas, designado como o Halloween, trata-se de um evento tradicional e cultural que ocorre basicamente em países anglo-saxónicos, mas com especial relevância nos Estados Unidos da América, Canadá, Irlanda e Reino Unido. A designação de Halloween perpetuou-se e a sua comemoração foi levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficando assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica. Por ocasião desta festa, os itens abordados e comercializados são essencialmente as fantasias e enfeites relacionados com bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas, monstros, entre outros.

No dia 28 de outubro de 2011 pelas 12 horas, os alunos, docentes e auxiliares da Escola EB1/PE do Pedregal reuniram-se no hall de entrada no r/c desta escola para comemorar o Halloween (dia das bruxas). Neste âmbito, realizou-se um concurso de vassouras de Halloween, nos quais os alunos desfilaram para toda a comunidade escolar, exibindo as vassouras elaboradas com a eficaz colaboração dos encarregados de educação, sendo notória a sua participação e interesse nesta atividade escolar. Após o desfile procedeu-se à votação pelo júri constituído pelos professores e auxiliares da escola, que apuraram as três vassouras de Halloween mais originais, construídas com materiais recicláveis, e premiados os respetivos vencedores. Foram ainda entregues aos restantes alunos certificados pela sua participação e empenho na elaboração das vassouras.

Este tema foi abordado nas aulas de Língua inglesa e foram realizadas diversas atividades referentes ao mesmo, tais como, aprendizagem do vocabulário de Halloween, visualização de imagens/gravuras com as personagens do Halloween, cantaram-se músicas “assustadoras”, ouviram-se histórias de “arrepiar”, realizaram-se jogos divertidos e puzzles, fizeram-se pinturas de desenhos e os alunos ainda visualizaram filmes alusivos a este tema. Foram ainda construídos e preparados adereços relacionados com o Halloween que posteriormente serviram para decorar alguns espaços interiores da escola.

Assim sendo, esta atividade correu da melhor forma na medida em que a maioria dos alunos participou activamente nas aulas nas quais se abordou esta temática, mostrando-se assim empenhados na realização das variadas atividades propostas. Aquando da comemoração do Halloween, os mesmos demonstraram-se bastante motivados e entusiasmados, e tal facto se pode verificar durante o desfile e apresentação das vassouras, em que se pode constatar uma enorme adesão dos alunos da escola na sua construção/elaboração, sendo, assim, dificultada a seleção das melhores e das mais originais, devido à grande variedade de vassouras apresentadas e de tão eficientemente executadas. No desfecho da festa de Halloween, os alunos do 3º ano de escolaridade presentearam os convidados com uma canção “assustadora” intitulada It´s scary!

Desta forma, vivenciou-se um momento agradável e apreciado por todos, devido ao empenho e cooperação de todos os participantes e intervenientes neste evento do dia das bruxas, e assim, se festejou o Halloween na nossa escola com muitos sustos e diabruras!

Menu Anterior

EB1/PE do Pedregal