História

 

 

O Poeta Vasco da Gama Rodrigues, a sua vida e obra literária

Atribuição do seu nome à escola

 

 A atribuição do nome do Poeta Vasco da Gama Rodrigues, à Escola do Paul do Mar, foi deliberada pelo Conselho do Governo Regional através de publicação em Jornal Oficial (JORAM I Série n.º13, de 11 de Fevereiro de 2009, resolução n.º144/2009).

Relativamente à vida do poeta, Vasco da Gama Rodrigues, nasceu na Freguesia do Paul do Mar, Concelho da Calheta, a 27 de Janeiro de 1909.Era filho de Francisco Hilário Rodrigues e de Amélia de Andrade de Jesus Gama.

Realizou os seus estudos no liceu do Funchal e depois emigrou para Moçambique, acabando por regressar a Portugal onde ingressou na Função Pública.

Aos 25 anos era inspector de Turismo.

Colaborou literariamente em órgãos de imprensa e publicou duas obras poéticas e uma é póstuma tendo sido organizada pelo poeta.

Faleceu a 3 de Maio de 1991, em Lisboa.

Em 2001 a Câmara de Lisboa dedicou-lhe uma rua e um boletim cultural.

Em termos de produção literária, Vasco da Gama Rodrigues afirmou-se a partir dos anos 60, com a publicação de obras tais como: “Os Atlantes”, “As Três Taças” e o “O Cristo das Nações”.

A sua obra apesar de reduzida em termos de dimensão, é significativa porque está associada a grandes nomes da cultura portuguesa, como Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Júlio Fragata.

Trata-se deste modo de uma personagem de inquestionável valor cultural, literário e científico, que deixou importante obra poética no mundo das letras.

 

 

Plano Anual de Atividades

 

 

"Plano anual de atividades – é o documento elaborado e aprovado pelos órgãos de administração e gestão da escola que define, em função do Projeto Educativo, os objetivos,  as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação dos recursos envolvidos.”

   Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M (Artigo 3.º)

 

  

Para consultar o Plano Anual de Atividades clique na imagem

Projecto Educativo de Escola 2012-2016

Minimizar

O Decreto Legislativo Regional nº 21/2006/M, DE 21 de junho no seu Artigo 2.º refere que "O Projeto Educativo é o documento que consagra a orientação educativa da escola, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de quatro anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais a escola se propõe cumprir a sua função educativa." Neste contexto, o Projeto Educativo deve ser concebido numa perspectiva dinâmica e de permanente mudança, partindo da realidade com vista à melhoria da qualidade do ato educativo.

 

 

Regulamento Interno

O Regulamento Interno é elaborado de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo e orientações da Entidade Tutelar - Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos. Contém as normas que dizem respeito a toda a organização interna desta escola, que regem o seu bom funcionamento e garantem a adequada participação de todos os elementos da Comunidade Educativa, bem como os seus direitos e deveres.

Todos devem ter consciência de que o regulamento da escola deverá ser cumprido com rigor, de modo a permitir um ambiente escolar agradável para todos.

Neste regulamento, encontra-se um conjunto de princípios que determinam a criação de um clima favorável à socialização e ao desenvolvimento da crianças.

Nos anos letivos seguintes, o Conselho Escolar deste estabelecimento de ensino verificará a conformidade deste documento com o Projeto Educativo e poderá introduzir-lhe as alterações que achar convenientes.

Clica na imagem para acederes ao Regulamento Interno da escola.

 



 

Plano TIC

Minimizar

Para consultar o Plano TIC 2015/2016

clique aqui

EB1/PE Paul do Mar - ETI