You are here:   Projectos/Actividades > Educamedia
Registo  |  Entrar
 Ano letivo 2015/2016 - 1.º Período: Alimentação
 "Pular a cerca" - 1.º Ano

Desenhos realizados pelos alunos do 1.º Ano (ano letivo 2015/2016) no âmbito do projeto "Educamedia - Aprender com o cinema".

Wall.e

Algumas considerações sobre o filme:

-O wall-E trabalhava a limpar todo o lixo que as pessoas deixaram na terra;
-As pessoas não podiam viver na terra porque o planeta estava destruído. Viviam numa nave, não sabiam andar, nem nadar, nem correr. Viviam numas cadeiras e não falavam uns com os outros, os humanos eram todos gordos;
-O WALL-E conheceu a EVA, quando a nave dela veio visitar a Terra; o WALL-E estava sozinho, só tinha um amiguinho (um insecto) e ficou amigo da EVA;
-O WALL-E foi atrás da Eva até à sua nave eles eram os “Robots fugitivos”, voaram no céu, o WALL-E ficou pendurado na nave da EVA. Eles deram as mãos porque eram amigos.

(Trabalho realizado pela Pré B - sala dos 5 anos)

Materiais utilizados: caixas de cereais e de iogurtes, rolos de papel higiénico, tampas.

Aprender com o cinema

"O projecto "Aprender com o cinema" tem por base a projecção de diversos filmes durante o ano  lectivo, que foram seleccionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno.

Para cada um dos filmes a projectar, foi elaborado um guia didáctico que poderá ser utilizado pelos professores para desenvolver um trabalho transdisciplinar que tem como ponto de partida a sétima arte, neste caso filmes do circuito comercial. Desta forma, o professor terá disponível diversas actividades que podem ser desenvolvidas em diversos momentos.

Antes da projecçăo, é essencial proporcionar ao aluno elementos chave que o ajudarão a compreender melhor o que vai ver, sem desvendar muito o desenrolar da história. Neste caso, actividades de investigação sobre os aspectos mais relevantes da película, como por exemplo, a análise da ficha técnica.

Por outro lado, o próprio visionamento numa sala de cinema, torna necessário que o professor dialogue com o aluno sobre o comportamento correcto a adoptar numa sala de cinema, como por exemplo: saber sentar-se, esperar o início da projecção, estar em silêncio para ouvir os diálogos, o uso dos alimentos e bebidas durante a projecção, a limpeza do seu lugar, etc.

Finalmente, através das actividades posteriores ao visionamento, pretende-se que em contexto de sala de aula, seja explorado o nível de compreensão do filme, a análise dos personagens, bem como desenvolvidas actividades relacionadas com as diferentes áreas do currículo."

In http://educamedia.eu