Escola
24 de novembro de 2017 ..:: A Escola  ::.. Entrar

Sobre a Escola Minimizar

Caracterização da Escola

A Escola do 1º ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar do Porto Santo fica localizada na Rua D. Berta Moura Teixeira de Aguiar, freguesia e concelho do Porto Santo. Fica situada no centro da cidade do Porto Santo, cidade que tem o nome da ilha a que pertence.

A Escola está instalada em edifício próprio, construída para o efeito, em 1965 pelo arquitecto Chorão Ramalho. É um edifício com grande valor arquitectónico para o Porto Santo, em vias de tornar-se monumento classificado pelas suas características específicas. No ano lectivo 1997/98, esta escola passou a funcionar em regime de tempo inteiro (E.T.I.), sofrendo algumas alterações funcionais. Neste edifício funcionou a Delegação Escolar, até ao princípio do ano lectivo 1999/2000. A partir do ano lectivo 2000/2001, este espaço foi aproveitado para a biblioteca da Escola.

A escola é constituída por um só piso, com dois blocos distintos e circundada por grandes espaços de recreio pavimentados, um campo de jogos e um parque lúdico. Num bloco funcionam quatro salas de aula, amplas, arejadas e com luminosidade natural, voltadas para o pátio exterior, uma biblioteca, quatro casas de banho distintas para os alunos, uma sala de professores, secretária, gabinete da directora, sanitários para professores e uma arrecadação para arrumos de material de limpeza e material de educação física.

Num bloco separado, existe um refeitório, utilizado para a distribuição do suplemento alimentar – Lanches e almoços –, uma cozinha, um sanitário de apoio, uma despensa para guardar os géneros alimentícios e uma sala para apoiar as diferentes actividades de enriquecimento.

O mobiliário da escola, no que diz respeito às salas de aula é constituído por um quadro, placares de madeira, mesas individuais e respectivas cadeiras, secretária e cadeira do professor. Cada sala possui armários e prateleiras.

Entre os dois blocos existe um campo de jogos, relativamente grande, onde se praticam actividades desportivas, Junto à sala do pré-escolar foi criando um espaço lúdico com aparelhos de exterior e pavimento sintético.

O recinto escolar é todo vedado e com acesso por três portões. O acesso faz-se pelo portão principal, e os outros respectivamente para cargas e descargas e parque de estacionamento.

Destaque/Informações Minimizar

outubronovembro de 2017dezembro