A Nossa Escola

CARACTERIZAÇÃO DO MEIO ENVOLVENTE E DA ESCOLA

EB1/PE/Creche da Ponta do Sol fica situada na rua Padre Leão Henriques nº 14, na Vila da Ponta do Sol, a sudoeste da ilha da Madeira a qual é sede de Concelho e de Comarca. Esta escola é composta por três edifícios, Escola da Sede, Escola da Madalena do Mar e Infantário "O Sol".

A   vila da Ponta do Sol, pequena e extremamente acolhedora, nasceu num pequeno vale, ladeada por duas encostas, atravessada por uma ribeira, calma no Verão e caudalosa no Inverno. A sul, voltada para o mar, é embalada pelas águas do Oceano Atlântico onde pode encontrar-se uma aprazível praia que convida a um refrescante mergulho nas suas águas temperadas.

Concelho de profundas raízes históricas, concretizadas no belíssimo património cultural, Ponta do Sol, apresenta uma enorme potencialidade turística pela beleza das suas serras e pelas maravilhosas paisagens que permitem a qualquer visitante, desfrutar dos encantos desta vila madeirense.

Esta Escola funciona num antigo palacete de três andares,edifício antigo, construído para fins habitacionais, com provável origem nos finais do século XVIII, reconstruído na 1ª metade do século XX. Este edifício já funcionou como Patronato, Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol e, depois de ter sofrido algumas remodelações, no ano lectivo 2001/2002, foi adaptado a Escola do 1ºCiclo do Ensino Básico. Em Março de 2002, esta escola passou a funcionar em regime de tempo inteiro.

Neste edifício funciona também a Delegação Escolar do Concelho da Ponta do Sol.

O horário das crianças, inicia-se às 08h30min e termina às 18h30min. As atividades são distribuídas por dois turnos, atividades curriculares num turno e de complemento curricular no turno oposto, separados pelo almoço.

As salas para funcionamento das atividades curriculares situam-se no 3º andar e são amplas, claras e arejadas.

Duas salas de aula deste edifício são ocupadas pelo pré-escolar e nas restantes funcionam as aulas de complemento curricular.

Os espaços, dispostos por andares e a existência de muitas escadarias, são condicionantes da segurança e do convívio dos alunos nos tempos livres e recreios.

EB1/PE/Creche da Ponta do Sol