DCB-Diploma de Competências Básicas em TI

Diploma de Competências Básicas em TI

O Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação tem como principal objetivo dotar toda a comunidade educativa de um conjunto de competências básicas em tecnologias de informação que permitam um exercício pleno dos seus direitos e deveres como cidadãos.

A Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional, como entidade acreditada pelo Ministério de Educação e Ciência, tem como prioridade para o corrente ano letivo, certificar o maior número de candidatos possível.

Promover o Diploma de Competências Básicas em TI nas escolas

• Propor a realização do DCB aos diferentes elementos da comunidade educativa (pais, encarregados de educação, auxiliares da ação educativa, professores, etc.).

• Dotar os alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alunos do 2.º e 3.º Ciclos e outros agentes da comunidade educativa da RAM com as Competências Básicas em TI.

Duração do exame

O DCB é obtido através da aprovação do exame, exclusivamente, prático, com uma duração máxima de 60 minutos.

Aos candidatos que obtenham aprovação deve ser atribuído o DCB, após a conclusão do exam

e de certificação.

Os alunos que não obtêm aprovação podem e devem repetir o exame no 5.º ano de escolaridade, na escola que irão frequentar, no próximo ano letivo.

Calendarização

Maio/ junho de 2022

Competências

• Escrever, imprimir e guardar um texto;
  • Pesquisar informação na Internet;
  • Receber e enviar uma mensagem de correio eletrónico.

Conteúdos Programáticos

• Processador de Texto
  • Correio Eletrónico
  • Internet/Web