A Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional (DSIFIE) da Direção Regional de Educação (DRE), apresenta o projeto Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias na utilização da Robótica (CAPER) como uma proposta tecnológica em apoio ao desenvolvimento das práticas pedagógicas, utilizando a robótica como ferramenta interdisciplinar. As atividades envolvidas no projeto possibilitam métodos práticos de ensino, envolvendo o aluno e estimulando-o a interagir com o ambiente de aprendizagem, aperfeiçoando aptidões nas disciplinas relacionadas à educação científica. Todo o desenvolvimento do projeto assenta na implementação de um estudo tecnológico e científico, moldado no processo criativo, utilizando a robótica como ferramenta lúdica e evidenciando o fator motivacional, como base de aquisição do conhecimento.
Deste modo, o projeto CAPER surge como forma de responder a esta necessidade pedagógica no âmbito da robótica educacional. O CAPER tem como público-alvo, todos os alunos e professores da Região Autónoma da Madeira (RAM) desde o 1º ano do ensino básico até o 12º ano de escolaridade.
O presente projeto constitui um momento de análise e de reflexão acerca das potencialidades do uso da robótica no âmbito da sala de aula como também em ambientes externos à escola, apresentando-se como artefacto de mediação entre os alunos e a aprendizagem.
O conjunto de atividades práticas propostas, apresentam-se de um modo muito simples e pedagogicamente adaptados aos vários níveis de ensino.
Para que as escolas possam implementar o projeto CAPER, apenas têm de preencher um formulário de inscrição que se encontra disponível no Portal de Tecnologias Educativas - EDUCATIC. Posteriormente a equipa coordenadora do projeto inicia todo o processo para a execução do mesmo.
OBJETIVOS
-Potenciar o uso da robótica no âmbito da sala de aula em diferentes níveis curriculares;
-Desenvolver raciocínio lógico na construção de algoritmos e de programas;
-Apelar aos princípios da ciência e tecnologia;
-Estimular o hábito do trabalho organizado e colaborativo;
-Estimular a criatividade no âmbito curricular;
-Desenvolver capacidades autodidáticas.