Projeto CAPER

Minimizar

Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional (DSIFIE) da Direção Regional de Educação (DRE), apresenta o projeto Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias na utilização da Robótica (CAPER) como uma proposta tecnológica em apoio ao desenvolvimento das práticas pedagógicas, utilizando a robótica como ferramenta interdisciplinar. As atividades envolvidas no projeto possibilitam métodos práticos de ensino, envolvendo o aluno e estimulando-o a interagir com o ambiente de aprendizagem, aperfeiçoando aptidões nas disciplinas relacionadas à educação científica. Todo o desenvolvimento do projeto assenta na implementação de um estudo tecnológico e científico, moldado no processo criativo, utilizando a robótica como ferramenta lúdica e evidenciando o fator motivacional, como base de aquisição do conhecimento.       

Deste modo, o projeto CAPER surge como forma de responder a esta necessidade pedagógica no âmbito da robótica educacional. O CAPER tem como público-alvo, todos os alunos e professores da Região Autónoma da Madeira (RAM) desde o 1º ano do ensino básico até o 12º ano de escolaridade.

O presente projeto constitui um momento de análise e de reflexão acerca das potencialidades do uso da robótica no âmbito da sala de aula como também em ambientes externos à escola, apresentando-se como artefacto de mediação entre os alunos e a aprendizagem.

O conjunto de atividades práticas propostas, apresentam-se de um modo muito simples e pedagogicamente adaptados aos vários níveis de ensino. 

Para que as escolas possam implementar o projeto CAPER, apenas têm de preencher um formulário de inscrição que se encontra disponível no Portal de Tecnologias Educativas - EDUCATIC. Posteriormente a equipa coordenadora do projeto inicia todo o processo para a execução do mesmo.

OBJETIVOS

-Potenciar o uso da robótica no âmbito da sala de aula em diferentes níveis curriculares;

-Desenvolver raciocínio lógico na construção de algoritmos e de programas;

-Apelar aos princípios da ciência e tecnologia;

-Estimular o hábito do trabalho organizado e colaborativo;

-Estimular a criatividade no âmbito curricular;

-Desenvolver capacidades autodidáticas.

 

Sessão de Demonstração 2019

Minimizar

No dia 6 de fevereiro de 2019, o projeto CAPER (Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias na utilização da Robótica) veio à escola. As crianças contactaram com diferentes tipos de robôs.

O “Mundo do Robôs” é fascinante, promove uma aprendizagem dinâmica e desperta a curiosidade e a imaginação dos alunos.

Endereçamos o nosso agradecimento Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas pelo apoio e por nos ter proporcionado uma manhã divertida e enriquecedora. 

 

 

 






 

EB1/PE/Creche da Ponta do Sol