Identificação da Escola

Caracterização Físico-Histórica da Escola

É uma escola oficial da R.A.M. do 1º Ciclo do Ensino Básico pertencente ao Município de Câmara de Lobos no sítio de Fonte Garcia e Ribeiro de Alforra em estado de conservação satisfatório, porque foi recentemente reparada e pintada.

Este edifício escolar foi criado com oito salas de aula abertas como previstas no plano P3 do Ministério da Educação, e funciona desde o ano lectivo 1984/85. (Também e aproximadamente após esta data os alunos deste núcleo começaram a ser integrados numa Pré-Escolar que funcionava numa sala da Casa Paroquial.)

Iniciou o seu funcionamento em Regime Normal, tendo mais tarde passado a regime duplo, para dar acesso à criação do E. B. M. (2º ciclo da Telescola) e tendo mesmo servido a comunidade em regime pós – laboral com Ensino Recorrente (Telescola e 1º Ciclo Nocturno).

Em 1995/96 o Núcleo de Caminho Grande e Preces ficou integrado nesta escola e em 2000/2001 passou a funcionar em regime de Escola a Tempo Inteiro incluindo 1 sala de Pré-Escolar.
Foram feitas remodelações e actualmente é constituída por dez salas de aula fechadas, situadas nos extremos (5 em cada extremo, sendo 3 salas no RC e duas no 1º andar); nas áreas comuns, foi fechado um pequeno espaço: um para apoio acrescido, outro para o ensino especial e um outro para o pessoal não docente. Foi também ampliada a sala de professores e o gabinete da directora.
            Possui sanitários para alunos, para os docentes e pessoal auxiliar. Tem um campo de jogos com balneários, 3 arrecadações, polivalente (que funciona como zona de refeitório, de ginástica e de lazer), despensa, cozinha equipada para confeccionar refeições, um amplo pátio de recreio, com uma zona coberta.

Neste edifício, no bloco Este, no RC funcionam duas salas com Pré-Escolar e outra para Biblioteca / Ludoteca que quando vaga serve para sala de Estudo.
            No 1º andar deste bloco existe uma sala para Expressão Plástica, outra para a Informática que quando vaga serve para Inglês e também sala de OTL.
            No bloco Oeste no RC existe uma sala para a Expressão Musical e Dramática que quando vaga serve para o Estudo e também como sala de OTL.
Neste bloco, existem 4 salas destinadas às aulas curriculares, sendo duas no RC e outras duas no 1º andar.
            O Mobiliário é de tipo moderno, amovível e em razoável estado de conservação, tendo em conta que algum deu entrada no Ano Lectivo 2003 / 2004.

Um pouco de História...

A Escola do Ribeiro de Alforra foi construída junto à Igreja da paróquia do Carmo, freguesia de Câmara de Lobos.
Os principais sítios desta paróquia são: Caldeira, Rancho, Preces e Ribeiro de Alforra.
A Escola situa-se na parte Sul do sítio do Ribeiro de Alforra.

Porquê Ribeiro de Alforra?
Tal como acontece com as pessoas, as ruas, lugares, veredas… também são identificadas com nomes. Segundo FREITAS, Manuel Pedro, “algumas vezes a atribuição do nome tem por base (…) “um acontecimento ou outras referências particulares nelas existentes suficientemente importantes para os identificar”. Foi o que sucedeu com o sítio onde a Escola foi construída.
Segundo “reza” a História, “o trigo foi uma das primeiras culturas introduzidas pelos povoadores”. Esta cultura estendia-se desde as zonas costeiras até às montanhosas.
Os madeirenses aproveitaram para esta cultura “os terrenos que não podiam ser aplicados a outros fins, por não lhes chegar água de irrigação.”
No sítio do Ribeiro de Alforra, como em toda a Ilha, existiam muitos poios deste cereal.
A determinado momento da História, as searas foram todas atacadas e devastadas por uma praga chamada “bicho de alforra”. É uma “espécie de cogumelo microscópio que se desenvolve com a humidade nas searas e enegrece o grão quando vem o calor.” Esta doença das searas “vulgarmente chamada ferrugem”, destrói a sementeira, podendo também causar comichão na pele do ser humano.

Segundo alguns historiadores e investigadores esta foi um provável razão da origem do nome deste sítio, tendo a Escola sido “baptizada” com o nome do local onde está inserida.

EB1/PE de Ribeiro de Alforra