'ERASMUSDAY' DÁ HOJE A CONHECER PROJETOS ERASMUS+

Até às 16 horas desta sexta-feira, realiza-se a iniciativa 'Erasmusday', na Direção Regional de Juventude.

O evento é organizado por Rubina Silva, coordenadora Erasmus +, com ação chave na EB1/PE Visconde Cacongo e EB1/PE Ribeiro Domingos Dias.

"O objetivo é essencialmente divulgar e disseminar dos Projetos Erasmus+ e assim incentivar outras escolas a participar", explica a organização em nota de imprensa.

In: Jornal da Madeira

Retirado no dia 12 de outubro de 2019

Erasmusday procurou motivar para os projetos Erasmus +

O Erasmusday realizou-se hoje, dia 11 de outubro, entre as 14 e as 16 horas, na Direção Regional de Juventude, Avenida Calouste Gulbenkian, Funchal-Madeira.
Este evento é organizado por Rubina Silva, coordenadora Erasmus +, com ação chave 2 na EB1/PE Visconde Cacongo e EB1/PE Ribeiro Domingos Dias.
O objetivo é essencialmente divulgar e disseminar dos Projetos Erasmus+ e assim incentivar outras escolas a participar.

In: Funchal Notícias

retirado no dia 12 de outubro de 2019

Escola Ribeiro Domingos Dias aposta na formação europeia

A Escola Ribeiro Domingos Dias iniciará no ano lectivo 2018/19 um projecto ‘Erasmus +’ no âmbito da ‘Acção Chave 1 -‘ que pretende promover a formação internacional dos docentes. Este projecto visa a afirmação da instituição no contexto internacional da educação e formação.

Com o tema ‘Uma escola aberta para o mundo’, o projecto insere-se numa estratégia de internacionalização e ambiciona desenvolver um ambiente mais moderno, dinâmico, empenhado e profissional no seio da organização.
“Pretende-se integrar boas práticas e novos métodos nas actividades quotidianas; abrir a instituição a sinergias com organizações activas em diversos domínios educativos e incrementar o planeamento estratégico do desenvolvimento profissional no que diz respeito às necessidades individuais e aos objectivos da escola”, diz numa nota de imprensa enviada à redacção.

Além disso, acrescenta que se prevê que “os cursos produzam efeitos positivos e duradouros com repercussões em todo o processo de ensino e aprendizagem. Designadamente, na melhoria do desempenho da aprendizagem, maior autoconfiança e autoestima; melhores competências ao nível de línguas estrangeiras; maior sensibilização para a interculturalidade e participação mais activa na sociedade”.

Retirado do site: "https://freguesias.dnoticias.pt/escola-ribeiro-domingos-dias-aposta-na-formacao-europeia/" no dia 8 de outubro de 2018.

Decorreu...

Em Praga, na República Checa, a 29.10 e 02.11.201 a formação “Emotional intelligence: identify, harness and manage emotions”. O curso teve como principais objetivos: - reconhecer a importância da inteligência emocional na educação moderna e no local de trabalho; - adquirir ferramentas para evitar e resolver conflitos na sala de aula através de SEL; - obter profundo conhecimento da relação entre pensamentos e emoções; - aprender a gerir as próprias emoções e as dos outros.
Em Palermo, na Itália, 3 e 7 de dezembro 2018, a formação “ICT skills for educators”. O curso teve como principais objetivos providenciar aos participantes oportunidades para refletir na sua própria prática pedagógica; preparar os participantes para implementar os conteúdos trabalhados na sua sala de aula; desenvolver competências e literacia digital e facultar ferramentas TIC inovadoras.
Em Florença, Itália, entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2019, a formação - ” The 4Cs: Creativity, Critical Thinking, Communication and Collaboration in Schools”. O curso teve como objetivos prover os docentes de conhecimentos, de saber-fazer e a confiança necessária para introduzir estas competências no ambiente escolar, bem como na sala de aula. O curso possibilitou um conhecimento claro do processo criativo e permitiu pensar criticamente sobre o mais importante e significativo da informação que é apresentada hoje em dia. Foi ainda possível aprender a criar na sala de aula oportunidades para abordar e encorajar o trabalho colaborativo.
Em Barcelona, Espanha, entre o dia 20 e 24 de maio 2019, a formação “Identify barriers to learning – a special educational needs masterclass course”. O curso teve como objetivos obter uma compreensão das necessidades específicas de aprendizagem, designadamente a dislexia, a dispraxia (DCD), a discalculia e ADHD.
Conhecer causas e as principais características das várias dificuldades específicas de aprendizagem e aprender sobre os processos e critérios para identificação precoce (diagnóstico).

EB1/PE Ribeiro Domingos Dias