Projeto Comenius

Projeto Comenius 2012-14

A Escola Ribeiro Domingos Dias irá desenvolver durante os anos letivos 2012-2013 e 2013-2014 um projeto denominado"Europe Mix" em conjunto com nove países da União Europeia: Turquia, Polónia, França, Bulgária, Eslováquia, Chipre, Grécia, Espanha e Croácia.

As parcerias entre as Escolas Comenius visam promover a dimensão europeia da educação, apoiando o desenvolvimento de atividades de cooperação entre escolas, oferecendo aos alunos e professores dos diferentes países europeus a oportunidade para trabalharem em conjunto sobre um ou mais temas de interesse comum.

Projeto Comenius

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Lipdub Vídeo Ribeiro Domingos Dias

A Escola Ribeiro Domingos Dias realizou, no âmbito do projeto Comenius, um LipDub vídeo para apresentar as nossas atividades, crianças e espaços aos parceiros europeus!
Aqui fica o resultado, com muitos sorrisos e diversão!

Link Europe Mix

O nosso projeto "Europe Mix- Comenius" dispoe de um site onde são colocados os resultados desta parceria que junta dez países da União Europeia: Turquia, Polónia, França, Bulgária, Eslováquia, Chipre, Grécia, Portugal, Croácia e Espanha.

Ao longo de dois anos letivos as escolas desenvolverão atividades de cooperação oferecendo aos alunos e professores dos diferentes países europeus a oportunidade para trabalharem em conjunto sobre o tema do multiculturalismo e da identidade europeia.

Espreitem o site e vejam os vídeos realizados e os jogos por todas as escolas!

Também poderão ver outros trabalhos e atividades no nosso blogue O Ribeirinho. Visitem-nos

Logotipo Europe Mix

Logotipo "Europe Mix"

Conteúdos

Objetivos

Promover os valores de uma cidadania europeia e coesão social através do desenvolvimento da aquisição de uma competencia intercultural;

Usar as TIC para promover oportunidades de aprendizagem;

Integrar as atividades do projeto nas atividades de sala de aula;

promover o interesse na aprendizagem de uma língua estrangeira para apreciar a diversidade linguística;

Adquirir confiança e autonomia e criar um sentido de identidade positivo;

Motivar os alunos e os professores a usarem ferramntas como Wiki, Glogster, Animoto, Youtube, Blogs, Slideshare e Flipbook;

Estabelecer laços mais  fortes entre escolas, comunidades locais e outras organizações de forma a reforçar a estrutura social;

Motivar os professores no seu desenvolvimento profissional ao trocarem experiências educacionais.

Criação de plataformas comuns para interação entre parceiros;

Realização de um vídeolipdub;

Conceção de um jogo online interativo;

Apresentações de canções tradicionais e danças;

Criação de uma canção conjunta usando a língua dos países envolvidos;

Execução de u ebook de receitas tradicionais e concursos de melhor prato;

Divulgação da herança cultural através de visitas a locais de interesse e criação de um ebook;

Divulgação de festividades e celebrações locais.

EB1/PE Ribeiro Domingos Dias