Educação e Expressão Plástica

A atividade de enriquecimento curricular (Expressão Plástica), procura responder às necessidades e potencialidades criadas pelo contacto com diferentes formas de experienciar realidades vivenciadas pelos alunos e pela sociedade em que estão inseridos.

«A manipulação e experiência com os materiais, com as formas e com as cores permite que, a partir de descobertas sensoriais, as crianças desenvolvam formas pessoais de expressar o seu mundo interior e de representar a realidade. A exploração livre dos meios de expressão gráfica e plástica não só contribui para despertar a imaginação e a criatividade dos alunos, como lhes possibilita o desenvolvimento da destreza manual e a descoberta e organização progressiva de volumes e superfícies. A possibilidade de a criança se exprimir de forma pessoal e o prazer que manifesta nas múltiplas experiências que vai realizando, são mais importantes do que as apreciações feitas segundo moldes estereotipados ou de representação realista. Apesar da sala de aula ser o local privilegiado para a vivência das atividades de expressão plástica, o contacto com a natureza, o conhecimento da região, as visitas a exposições e a artesãos locais, são outras tantas oportunidades de enriquecer e alargar a experiência dos alunos e desenvolver a sua sensibilidade estética.»

Organização Curricular e Programas Ensino Básico — 1.º Ciclo

PLANO ANUAL DE EXPRESSÃO PLÁSTICA 2016/2017