Escola
29 de março de 2024 ..:: A escola  ::.. Entrar

Sobre a Escola Minimizar

Caracterização da Escola

A EB1 com PE da Serra de Água fica situada na rua Dr.Jordão Faria Paulino n.º13, na freguesia da Serra de Água, município da Ribeira Brava.

É uma construção dos anos oitenta não se sabendo ao certo a data da sua entrada em funcionamento.

O registo mais antigo que esta escola possui não se refere a esta escola mas à Escola Elementar Feminina da Pereira datada a sete de Dezembro de 1935. Segundo fontes orais seria um edifício anexo a este local, pertencente a um particular em avançado estado de degradação.

Foi ampliada recentemente (entre Julho de 2005 e Fevereiro de 2006).

Tem vindo a funcionar em regime normal e duplo mas desde o ano lectivo de 2001/2002 passou a funcionar a tempo inteiro.

O edifício tem dois andares.

No rés-do-chão funcionam duas salas do Pré-escolar (a dos cinco anos e a que integra crianças de três e quatro anos). Possui casas de banho adaptadas a estas idades (para meninos e para meninas) com duche.

Também se situam casas de banho dos alunos do 1º ciclo (para rapazes e para raparigas) e ainda uma para professores e outra para funcionárias tendo esta duche incluído.

Há ainda um espaço destinado a limpezas que inclui um tanque e um outro que apoia o Pré-escolar para arrumações de materiais.

Temos uma cantina ampla, onde se podem servir refeições a todos em simultâneo. A apoiar a cantina temos a cozinha, uma arrecadação onde se guardam produtos de limpeza e outra onde há géneros alimentares.

Encontramos ainda a sala de professores local este que tem vindo a ser de grande utilidade.

No corredor há cacifos para todos os alunos do Pré-escolar.

De referir que há uma parede pronta a receber um elevador na eventualidade do aparecimento de crianças com dificuldades de locomoção e uma casa de banho já equipada com esse objectivo.

No primeiro andar existem as salas destinadas aos alunos do 1º ciclo. Duas salas destinam-se às aulas curriculares: uma com 1º e 2º anos e outra com 3º e 4º anos. Três salas de enriquecimento curricular (informática, biblioteca e expressão plástica) designadas deste modo mas que acolhem outras áreas leccionadas neste estabelecimento nomeadamente inglês, a sala de estudo e a música.

Existem quatro gabinetes: o da Direcção da Escola, o da Administração, o do Ensino Especial e o de Apoios Educativos.

Destinada aos professores há uma casa de banho e uma pequena arrecadação onde se arrumam materiais de limpeza.

No corredor vêem-se cacifos destinados aos alunos do 1º ciclo.

A meio das escadas há duas pequenas arrecadações onde são guardados os materiais de educação física, e por debaixo destas duas outras destinadas a outros materiais.

Olhando para o exterior podemos ver um pequeno parque, onde pequenos e grandes passam grande parte do tempo livre.

Vemos ainda uma parte coberta onde decorrem as aulas de Educação Física, visto o espaço destinado a esta área não se encontrar concluído.