BizModules - UltraPhotoGallery

Minimizar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

maiosoumenos.come

Minimizar
Por eb1pesantana Em 16/09/2014 11:11

 Aqui ficam as estratégias encontradas pelo 4º ano para resolverem o problema proposto.

 

Por eb1pesantana Em 23/06/2014 11:22
 O Relógio de Sol

 

         Embora a origem do relógio de sol seja desconhecida, o seu funcionamento é fácil de explicar.

         O sol incide sobre o relógio e a sombra da haste indica a hora. Para funcionar corretamente, ele precisa estar perfeitamente orientado de forma a ficar paralelo ao eixo de rotação da Terra. Ao longo do ano, a hora solar pode ser um pouco diferente da hora marcada nos relógios convencionais. Isso acontece porque o movimento da Terra em torno do Sol não é uniforme – pode ser mais rápido ou mais lento conforme a época do ano.

         O relógio de sol foi muito usado pelos gregos e romanos antigos, principalmente durante a Idade Média. Naquela época, quase todas as catedrais e igrejas tinham um relógio de sol para regular o momento das orações. Com o aparecimento dos primeiros relógios mecânicos, os relógios solares começaram a cair em desuso.



Por eb1pesantana Em 20/06/2014 20:54

 O Parque de Diversões

 

Por eb1pesantana Em 16/06/2014 12:37

 A turma do 4º ano apresenta uma saudável Sopa de Batata-Doce.

Clica na imagem para visualizares a Receita

Por eb1pesantana Em 29/05/2014 11:35

  A turma do 4º ano apresenta-nos a Ficha de Identificação da Acelga.

 

(cique na imagem para aceder à ficha de identificação da planta)

 
Por eb1pesantana Em 21/05/2014 11:16

 SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

 

TEOREMA DE EULER

(clique para a ceder ao documento)

Por eb1pesantana Em 09/05/2014 11:06
 Problema da Semana

 

            A Sofia demorou 10 segundos a escrever a palavra "MATEMÁTICA".

         Quantas vezes escreverá a palavra "MATEMÁTICA" durante 1 minuto se mantiver sempre a mesma velocidade na escrita? E durante 1 hora?

...
Por eb1pesantana Em 02/05/2014 11:26

 A turma do 4º ano apresenta-nos a Ficha de Identificação do Alho Francês.

(cique na imagem para aceder à ficha de identificação da planta)

 

Por eb1pesantana Em 31/03/2014 14:13
 Curiosidades sobre os sólidos geométricos 

 

         O maior sólido geométrico feito pelo Homem foi a pirâmide de Quéops, no Egito. Esta pirâmide quadrangular também é conhecida como a Grande Pirâmide, sendo a maior e a mais antiga das três pirâmides de Gizé.



         Esta construção é uma das "Sete Maravilhas do Mundo" que chegou quase intacta aos nossos dias. Tem 138 m de altura e a base quadrada tem cerca de 230 m de lado. Cobre uma área de 54000 m2 e foi feita com mais de dois milhões de blocos de pedra, pesando cada um deles, em média, 2,5 toneladas.                                           

...
Por eb1pesantana Em 21/03/2014 13:48

   A turma do 4º ano apresenta uma saudável Salada de Frango.

Clica na imagem para visualizares a Receita

Por eb1pesantana Em 14/03/2014 13:28

 A turma do 4º ano apresenta a Ficha de Identificação da Cebola.

Clica na imagem para consultares a Ficha de Identificação.

Por eb1pesantana Em 28/02/2014 15:53

 Este foi o problema da semana proposto aos alunos do 4º ano.

Por eb1pesantana Em 12/02/2014 15:59

 Desta vez a turma do 4º ano dá-nos a conhecer a Salsa.

Clica na imagem para acederes à Ficha de Identificação da Planta

Por eb1pesantana Em 02/02/2014 15:13
Padrões

       O estudo de padrões proporciona a oportunidade para aprender a estabelecer e reconhecer relações, a fazer generalizações e previsões sobre o mundo que nos rodeia.

       É importante investigar um padrão de uma forma organizada e sistemática.

Andando em círculos

       Os alunos do quarto ano criaram desenhos geométricos a partir de padrões encontrados em tabelas da multiplicação. Para isso precisaram de registar os múltiplos de um número, circundaram nos mesmos os algarismos da ordem das unidades e a partir daí descobriram qual o padrão.

       Numa circunferência, com os números de zero a nove assinalados, os alunos desenharam segmentos de reta, ligando os números do padrão encontrado.

         O desenho geométrico resultante corresponde a um padrão numérico específico formado pelo algarismo da ordem das unidades dos múltiplos do número escolhido.



...
Por eb1pesantana Em 24/01/2014 09:49
Aqui ficam as três estratégais de resolução do Problema da Semana encontradas pela turma do 4º Ano.

1ª estratégia

   

 

2ª estratégia

  

 

3ª estratégia



 

...
Por eb1pesantana Em 16/01/2014 16:47

 A turma do 4º ano realizou diversas atividades com o compasso e recorreram também aos inúmeros recursos existentes no Quadro Interativo Multimédia. Exploraram ainda o Geoplano circular, no qual realizaram algumas propostas de trabalho.

 

Click to play this Smilebox collage
Por eb1pesantana Em 16/01/2014 16:33

 A turma do 4º ano decidiu apresentar a ficha de identificação dos brócolos.

Clique na imagem para ficar a saber mais sobre esta planta.

Pesquisa no Blogue

Minimizar

Novas entradas

Minimizar
Problema da Semana - 4º ano
Resolução do Problema da Semana - 4º ano
Desenvolvimento da Horta Biológica
Problema da Semana - Ensino Recorrente
Problema da Semana - Ensino Recorrente
Curiosidades Matemáticas - 4º Ano
Problema da Semana - 4º ano
Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santana