Por eb1pesantana Em
16/09/2014 11:11
Aqui ficam as estratégias encontradas pelo 4º ano para resolverem o problema proposto.
|
Por eb1pesantana Em
27/06/2014 20:59
|
Por eb1pesantana Em
23/06/2014 11:22
O Relógio de Sol
Embora a origem do relógio de sol seja desconhecida, o seu funcionamento é fácil de explicar.
O sol incide sobre o relógio e a sombra da haste indica a hora. Para funcionar corretamente, ele precisa estar perfeitamente orientado de forma a ficar paralelo ao eixo de rotação da Terra. Ao longo do ano, a hora solar pode ser um pouco diferente da hora marcada nos relógios convencionais. Isso acontece porque o movimento da Terra em torno do Sol não é uniforme – pode ser mais rápido ou mais lento conforme a época do ano.
O relógio de sol foi muito usado pelos gregos e romanos antigos, principalmente durante a Idade Média. Naquela época, quase todas as catedrais e igrejas tinham um relógio de sol para regular o momento das orações. Com o aparecimento dos primeiros relógios mecânicos, os relógios solares começaram a cair em desuso.
|
Por eb1pesantana Em
20/06/2014 20:54
O Parque de Diversões
|
Por eb1pesantana Em
16/06/2014 12:37
A turma do 4º ano apresenta uma saudável Sopa de Batata-Doce.
Clica na imagem para visualizares a Receita
|
Por eb1pesantana Em
29/05/2014 11:35
A turma do 4º ano apresenta-nos a Ficha de Identificação da Acelga.
(cique na imagem para aceder à ficha de identificação da planta)
|
Por eb1pesantana Em
21/05/2014 11:16
|
Por eb1pesantana Em
09/05/2014 11:06
Problema da Semana
A Sofia demorou 10 segundos a escrever a palavra "MATEMÁTICA".
Quantas vezes escreverá a palavra "MATEMÁTICA" durante 1 minuto se mantiver sempre a mesma velocidade na escrita? E durante 1 hora? ...
|
Por eb1pesantana Em
02/05/2014 11:26
A turma do 4º ano apresenta-nos a Ficha de Identificação do Alho Francês.
(cique na imagem para aceder à ficha de identificação da planta)
|
Por eb1pesantana Em
31/03/2014 14:13
Curiosidades sobre os sólidos geométricos
O maior sólido geométrico feito pelo Homem foi a pirâmide de Quéops, no Egito. Esta pirâmide quadrangular também é conhecida como a Grande Pirâmide, sendo a maior e a mais antiga das três pirâmides de Gizé.
Esta construção é uma das "Sete Maravilhas do Mundo" que chegou quase intacta aos nossos dias. Tem 138 m de altura e a base quadrada tem cerca de 230 m de lado. Cobre uma área de 54000 m2 e foi feita com mais de dois milhões de blocos de pedra, pesando cada um deles, em média, 2,5 toneladas. ...
|
Por eb1pesantana Em
21/03/2014 13:48
A turma do 4º ano apresenta uma saudável Salada de Frango.
Clica na imagem para visualizares a Receita
|
Por eb1pesantana Em
14/03/2014 13:28
A turma do 4º ano apresenta a Ficha de Identificação da Cebola.
Clica na imagem para consultares a Ficha de Identificação.
|
Por eb1pesantana Em
28/02/2014 15:53
Este foi o problema da semana proposto aos alunos do 4º ano.
|
Por eb1pesantana Em
12/02/2014 15:59
Desta vez a turma do 4º ano dá-nos a conhecer a Salsa.
Clica na imagem para acederes à Ficha de Identificação da Planta
|
Por eb1pesantana Em
02/02/2014 15:13
Padrões
O estudo de padrões proporciona a oportunidade para aprender a estabelecer e reconhecer relações, a fazer generalizações e previsões sobre o mundo que nos rodeia.
É importante investigar um padrão de uma forma organizada e sistemática.
Andando em círculos
Os alunos do quarto ano criaram desenhos geométricos a partir de padrões encontrados em tabelas da multiplicação. Para isso precisaram de registar os múltiplos de um número, circundaram nos mesmos os algarismos da ordem das unidades e a partir daí descobriram qual o padrão.
Numa circunferência, com os números de zero a nove assinalados, os alunos desenharam segmentos de reta, ligando os números do padrão encontrado.
O desenho geométrico resultante corresponde a um padrão numérico específico formado pelo algarismo da ordem das unidades dos múltiplos do número escolhido.
...
|
Por eb1pesantana Em
24/01/2014 09:49
Aqui ficam as três estratégais de resolução do Problema da Semana encontradas pela turma do 4º Ano.
1ª estratégia
2ª estratégia
3ª estratégia
...
|
Por eb1pesantana Em
16/01/2014 16:47
A turma do 4º ano realizou diversas atividades com o compasso e recorreram também aos inúmeros recursos existentes no Quadro Interativo Multimédia. Exploraram ainda o Geoplano circular, no qual realizaram algumas propostas de trabalho.
|
Por eb1pesantana Em
16/01/2014 16:33
A turma do 4º ano decidiu apresentar a ficha de identificação dos brócolos.
Clique na imagem para ficar a saber mais sobre esta planta.
|