PRÉ-ESCOLAR

Minimizar

 

Click to play this Smilebox slideshow

2º ANO

Minimizar
Click to play this Smilebox collage

4º ANO

Minimizar
 
 
 
 
 
Click to play this Smilebox slideshow

1º ANO

Minimizar

 

Click to play this Smilebox slideshow

3º ANO

Minimizar
Click to play this Smilebox collage

TIC

Minimizar
Os alunos do 1º Ano exploraram as mesas educativas E-Blocks para consolidarem conteúdos de Matemática – Números 0 a 10.
 
As mesas educativas E-Blocks oferecem um ambiente diferente de aprendizagem e são compostas por diferentes conjuntos de blocos codificados, com letras maiúsculas, minúsculas, números, cores, palavras e figuras geométricas. O conjunto possui ainda um painel eletrónico com 15 (quinze) espaços para o encaixe dos blocos. Este painel tem a capacidade de reconhecer os diferentes códigos enviados pelos blocos transmitindo esta informação para o software que reproduz no ecrã a ação efetuada no painel.
 
 
 

Enter Title

Minimizar

O PALHINHAS

 EDIÇÃO MENSAL

 

Nº 3 JANEIRO

 

ANO 2014

Expressão Físico-Motora

Minimizar
 

  

 No dia 17 de janeiro realizou-se a atividade de Futebol, pelas 14 horas no polidesportivo da EB1/PE de São Roque do Faial, dinamizado pela Direção de Serviços do Deporto Escolar e pelos Professores de Expressão e Educação Físico-Motora do Concelho de Santana. A nossa escola apresentou-se com 4 alunos do género masculino e 4 do género feminino, sendo que os rapazes jogavam a primeira parte e as raparigas a segunda.
Jogamos contra todas as escolas do concelho e apesar de nem sempre conseguirmos ganhar, demonstramos sempre espirito de entreajuda e acima de tudo fairplay.
O resultado não é o mais importante mas mesmo assim obtivemos o honroso 3º lugar!
Verificou-se uma grande coordenação, cooperação e entreajuda entre todos os elementos da equipa, por isso estão todos de Parabéns.
A próxima atividade é de Voleibol no polidesportivo da EB1/PE de São Jorge no dia 24 de fevereiro pelas 14 horas.

Ensino Recorrente

Minimizar
Visita de Estudo à Casa – Museu Frederico de Freitas
 
No dia 15 de janeiro de 2014, pelas 10:00, a turma do 1º Ciclo do Ensino Básico Recorrente da EB1/PE de Santana foi visitar a Casa - Museu Frederico de Freitas no Funchal, a fim de conhecer este Museu e reconhecer a importância do património histórico/cultural local e o interesse da sua preservação.
A visita foi guiada pelas técnicas/ professores do serviço educativo do Museu, que explicou à turma quem foi o Dr. Frederico de Freitas e a história da Casa - Museu.
A turma foi ainda informada que o Museu foi residência do Dr. Frederico de Freitas, advogado e notário madeirense, colecionador de obras de arte, a partir dos anos 40 do século XX. Sofreu ao longo da sua existência, numerosas obras de transformação e adaptação a novas necessidades, nomeadamente ao longo do século XVIII e especialmente no século XIX, onde ganha, já no final do século, um gosto romântico. O colecionador, ao longo de mais de três décadas, reuniu importantes núcleos de Escultura, Pintura, Gravura, Mobiliário, Decoração e Cerâmica. O desejo por todo o tipo de objetos, sobretudo aqueles ligados à ilha da Madeira, fez de Frederico de Freitas um cuidadoso e dedicado colecionador. Quando morreu em 1978, deixou as suas coleções à Região Autónoma da Madeira, tendo o Governo Regional iniciado os trabalhos de recuperação da casa com o propósito de a abrir como museu e de conservar as coleções no seu ambiente original.
Observou-se que na Casa-Museu há centenas de peças que o Dr. Frederico de Freitas recolheu ao longo da sua vida. Nesta casa, encontra-se um pouco de tudo; mobiliário português de meados do século XVII e XVIII, assim como mobília em estilo Inglês de meados do século XVIII e XIX, pintura portuguesa e europeia de meados do século XVIII e XIX, uma importante coleção de gravuras, desenhos e aguarelas da Madeira do século XIX, artes decorativas portuguesas e estrangeiras, desde meados do século XVI ao século XX, cerâmica/porcelana com exemplares nomeadamente europeus e orientais, escultura portuguesa, desde meados do século XVI até ao século XVIII, imagens religiosas (pintura e escultura) e, ainda, uma valiosa coleção de azulejos.
Nesta visita, a turma foi, também, conhecer o pátio/jardim do museu, onde foi informada que o jardim sobre a calçada é um dos raros jardins sobrelevados ainda existentes no Funchal, com o tradicional pavimento de calhau rolado. Foi-nos dito, ainda, que na época natalícia fazem, no pátio, o presépio e decoram-no com as peças de presépio que fazem parte das coleções do museu.
 
 
Para terminar esta visita, a turma dirigiu-se ao serviço educativo do museu e realizou uma atividade de expressão plástica com aguarelas, relacionada com algumas peças das diferentes coleções da Casa-Museu.
Este dia foi, sem dúvida, diferente e enriquecedor!
 
Alunos e professor Vítor Vieira
1º Ciclo do EBR


Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santana