PRÉ-ESCOLAR

3º ANO

Click to play this Smilebox collage

TIC

Os alunos do 1º Ano exploraram as mesas educativas E-Blocks para consolidarem conteúdos de Matemática – Números 0 a 10.

As mesas educativas E-Blocks oferecem um ambiente diferente de aprendizagem e são compostas por diferentes conjuntos de blocos codificados, com letras maiúsculas, minúsculas, números, cores, palavras e figuras geométricas. O conjunto possui ainda um painel eletrónico com 15 (quinze) espaços para o encaixe dos blocos. Este painel tem a capacidade de reconhecer os diferentes códigos enviados pelos blocos transmitindo esta informação para o software que reproduz no ecrã a ação efetuada no painel.

Enter Title

O PALHINHAS

EDIÇÃO MENSAL

Nº 3 JANEIRO

ANO 2014

Expressão Físico-Motora

No dia 17 de janeiro realizou-se a atividade de Futebol, pelas 14 horas no polidesportivo da EB1/PE de São Roque do Faial, dinamizado pela Direção de Serviços do Deporto Escolar e pelos Professores de Expressão e Educação Físico-Motora do Concelho de Santana. A nossa escola apresentou-se com 4 alunos do género masculino e 4 do género feminino, sendo que os rapazes jogavam a primeira parte e as raparigas a segunda.
Jogamos contra todas as escolas do concelho e apesar de nem sempre conseguirmos ganhar, demonstramos sempre espirito de entreajuda e acima de tudo fairplay.
O resultado não é o mais importante mas mesmo assim obtivemos o honroso 3º lugar!
Verificou-se uma grande coordenação, cooperação e entreajuda entre todos os elementos da equipa, por isso estão todos de Parabéns.
A próxima atividade é de Voleibol no polidesportivo da EB1/PE de São Jorge no dia 24 de fevereiro pelas 14 horas.

Ensino Recorrente

Visita de Estudo à Casa – Museu Frederico de Freitas

No dia 15 de janeiro de 2014, pelas 10:00, a turma do 1º Ciclo do Ensino Básico Recorrente da EB1/PE de Santana foi visitar a Casa - Museu Frederico de Freitas no Funchal, a fim de conhecer este Museu e reconhecer a importância do património histórico/cultural local e o interesse da sua preservação.
A visita foi guiada pelas técnicas/ professores do serviço educativo do Museu, que explicou à turma quem foi o Dr. Frederico de Freitas e a história da Casa - Museu.
A turma foi ainda informada que o Museu foi residência do Dr. Frederico de Freitas, advogado e notário madeirense, colecionador de obras de arte, a partir dos anos 40 do século XX. Sofreu ao longo da sua existência, numerosas obras de transformação e adaptação a novas necessidades, nomeadamente ao longo do século XVIII e especialmente no século XIX, onde ganha, já no final do século, um gosto romântico. O colecionador, ao longo de mais de três décadas, reuniu importantes núcleos de Escultura, Pintura, Gravura, Mobiliário, Decoração e Cerâmica. O desejo por todo o tipo de objetos, sobretudo aqueles ligados à ilha da Madeira, fez de Frederico de Freitas um cuidadoso e dedicado colecionador. Quando morreu em 1978, deixou as suas coleções à Região Autónoma da Madeira, tendo o Governo Regional iniciado os trabalhos de recuperação da casa com o propósito de a abrir como museu e de conservar as coleções no seu ambiente original.
Observou-se que na Casa-Museu há centenas de peças que o Dr. Frederico de Freitas recolheu ao longo da sua vida. Nesta casa, encontra-se um pouco de tudo; mobiliário português de meados do século XVII e XVIII, assim como mobília em estilo Inglês de meados do século XVIII e XIX, pintura portuguesa e europeia de meados do século XVIII e XIX, uma importante coleção de gravuras, desenhos e aguarelas da Madeira do século XIX, artes decorativas portuguesas e estrangeiras, desde meados do século XVI ao século XX, cerâmica/porcelana com exemplares nomeadamente europeus e orientais, escultura portuguesa, desde meados do século XVI até ao século XVIII, imagens religiosas (pintura e escultura) e, ainda, uma valiosa coleção de azulejos.
Nesta visita, a turma foi, também, conhecer o pátio/jardim do museu, onde foi informada que o jardim sobre a calçada é um dos raros jardins sobrelevados ainda existentes no Funchal, com o tradicional pavimento de calhau rolado. Foi-nos dito, ainda, que na época natalícia fazem, no pátio, o presépio e decoram-no com as peças de presépio que fazem parte das coleções do museu.

Para terminar esta visita, a turma dirigiu-se ao serviço educativo do museu e realizou uma atividade de expressão plástica com aguarelas, relacionada com algumas peças das diferentes coleções da Casa-Museu.
Este dia foi, sem dúvida, diferente e enriquecedor!

Alunos e professor Vítor Vieira
1º Ciclo do EBR