JOGO: SETE VIDAS
Nº de Crianças: no mínimo, seis crianças.
Material: Uma bola pequena.
Normas: As crianças devem andar longe da criança que tem a bola para não serem atingidas.
Descrição do jogo:
Este jogo requer um espaço amplo e plano.
A cada jogador, é atribuído um número. Se por exemplo, jogarem 10 jogadores, as crianças são numeradas de 1 a 10.Todos os jogadores estão juntos no centro do terreno, um dos quais começa o jogo, atirando a bola ao ar, ao mesmo tempo que chama por um número. Se por exemplo, o número for o 6, todos os jogadores fogem, exceto aquele a quem tiver sido atribuído o número 6, o qual se aproxima do local da queda da bola, tentando apanhá-la o mais rápido possível. Ao apanhar a bola no ar ou depois de esta bater no solo, grita “Stop”. Todos os outros jogadores têm que parar imediatamente de correr e aquele que apanhou a bola olha à sua volta, escolhe o jogador que esteja mais próximo e aproxima-se, dando até um máximo de três passos; tenta então acertar no jogador de quem mais se aproximou, atirando-lhe a bola. Se acertar, este “perde uma vida”, das sete que todos os jogadores têm.
O jogador que apanhou com a bola e perdeu uma vida aproxima-se agora do centro do terreno, e passa a atirar a bola ao ar, chamando por um número e recomeçando o jogo.
Por outro lado, se a bola não lhe acertar, não perde qualquer uma das suas 7 vidas, mas recomeça igualmente o jogo, atirando a bola ao ar.
Quando um jogador perde todas as suas 7 vidas, é eliminado, vencendo o jogo aquele que for o último a perdê-las, mantendo-se “vivo” mais tempo.Noutra variante deste jogo, o jogador só pode tentar acertar no outro se apanhar a bola no ar, quando foi chamado. Se a deixar cair, perde o direito a tentar acertar em alguém e tem de atirar a bola ao ar, recomeçando o jogo.