logotiposantana

Ver notícia
Prémio concurso Ilídio Pinho

23-02-2019 | EB1PESantana

Assunto: Escola Básica do 1ºciclo com Pré e Creche de Santana premiada no concurso Ilídio Pinho - Ciência na Escola

Decorreu em Lisboa, nos dias 8 e 9 de janeiro, a Mostra Nacional da 15ª Edição do Prémio Ilídio Pinho “Ciência na Escola”. A EB1/PE/C de Santana esteve presente com o projeto “Enferbot” tendo sido distinguido com uma menção honrosa no segundo escalão.

A escola fez-se representar pelas coordenadoras do projeto Lisandra Tavares e Olga Magalhães, bem como pela diretora Adélia Santos, que receberam o prémio das mãos do Engenheiro Ilídio Pinho e do Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues.

O projeto premiado foi desenvolvido no ano transato pelos alunos do terceiro ano, atualmente no quarto ano, do 1º Ciclo e resultou na construção de um robô com a capacidade de pesar, medir a altura, bem como a pressão arterial de indivíduo. Após a conjugação destes valores o robô emitia um conselho relativo à saúde do mesmo. As t-shirts interativas foram também uma componente importante do projeto, bem como o bolo confecionado com stévia, um substituto natural de açúcar.

No âmbito deste projeto os alunos dinamizaram e participaram em diversas atividades que envolveram toda a comunidade de Santana. Estas tiveram como objetivo primordial sensibilizar para a prática de hábitos saudáveis, através das aprendizagens efetuadas pelos alunos ao longo do desenvolvimento deste projeto. Entre as diversas atividades desenvolvidas, destaque-se a organização da Feira da Saúde de Santana, bem como a Color Run. De salientar que esta última teve uma vertente solidária, uma vez que a verba angariada reverteu a favor da Associação de Paralisia Cerebral da Madeira.

Esta distinção premeia assim todo o trabalho desenvolvido pela escola em estreita colaboração com encarregados de educação e com várias parcerias realizadas com instituições locais, de destacar a Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia de Santana, Policlínica de Santana, entre muitas outras, sendo que sem o apoio das quais não seria possível o desenvolvimento deste audacioso projeto.