E.E. Físico-Motora

Uma das necessidades primordiais da criança desde o seu nascimento é a de movimento, e é através deste que ela vai desenvolver a maioria das suas funções. A criança vai progressivamente dominando e utilizando o seu corpo como um instrumento de relação com o mundo que a rodeia e com os outros.

A Expressão e Educação Físico-Motora (EEFM) é a área que na escola vai dar primazia ao movimento, ao desenvolvimento físico e motor da criança, sendo uma disciplina fundamental para o seu desenvolvimento.

As atividades realizadas nas aulas são organizadas num ambiente potenciador de desenvolvimento da motricidade num contexto mais livre e lúdico, semi-estruturado, que privilegia a natureza da cultura do brincar.

Nas aulas, ao longo do ano escolar, efetuam-se jogos, onde se procura cumprir as regras, selecionando e realizando com intencionalidade e oportunidade os conteúdos característicos dos mesmos. Participam-se em exercícios onde são solicitadas as diferentes partes do corpo/segmentos corporais, alternando momentos de tensão muscular com momentos de relaxação. Realizam-se ações motoras básicas com aparelhos portáteis (bolas, cordas, arcos, argolas, fitas e raquetes), segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos, conjugando as qualidades de ação própria ao efeito pretendido de movimentação do aparelho. Executam-se ações básicas de deslocamento (correr, andar, saltar, saltitar, rolar, rastejar, transpor, etc…) no solo e em aparelhos, coordenando a sua ação para aproveitar as qualidades motoras possibilitadas pela situação.

Escola do Santo Condestável

Escola do Santo Condestavel