A área de Expressão e Educação Plástica tem sido frequentemente tratada como secundária na formação da criança ou apenas como momentos de diversão. No entanto, a prática de actividades expressivas contribui claramente para a expressão da personalidade, para a estruturação do pensamento e para a formação do carácter.

A criança tem necessidade de desenvolver o imaginário, e transpor plasticamente as suas sensações.

A Expressão Plástica, foi deste modo criada com a intenção de alargar o campo de experiência das crianças de forma a que possam desenvolver a sua sensibilidade, imaginação e sentido estético.

A manipulação e experiência com os materiais, com as formas e as cores permite que, a partir de descobertas sensoriais, as crianças desenvolvam formas pessoais de expressar o seu mundo interior e de representar a realidade.

A exploração livre dos meios de expressão gráfica e plástica não contribui somente para despertar a imaginação e a criatividade dos alunos, como lhes possibilita o desenvolvimento da destreza manual e a descoberta e organização progressiva de volumes e superfícies.

As actividades de expressão e educação plástica devem privilegiar o contacto com a natureza, o conhecimento da região, organizar e visitar exposições, bem como, a participação em  datas festivas, dando assim a oportunidade de enriquecer e alargar a experiência dos alunos e desenvolver a sua sensibilidade estética.

Valter Martins Fernandes

Trabalhos

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Escola do Santo Condestável

Escola do Santo Condestavel