Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos

Minimizar
    Uma das missões da escola é, segundo o Quadro Estratégico de Cooperação Europeia, “a promoção de uma cidadania ativa”. Por outro lado, as catástrofes associadas à ocorrência de riscos naturais, tecnológicos e mistos podem acarretar consequências significativas, mais ou menos gravosas para as pessoas e bens. Neste contexto torna-se então imprescindível dotar os alunos dos conhecimentos e competências essenciais a uma cidadania ativa e responsável face à segurança e aos riscos. Este projeto tem como objetivo divulgar a importância dos PPE - Plano de Prevenção de Emergência dos estabelecimentos escolares, assim como sensibilizar toda a comunidade educativa para os comportamentos de prevenção e emergência face aos riscos naturais, tecnológicos e mistos.
       O Projeto ESPR é uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia que está concebido para ser dinamizado, pelo Delegado de Segurança, onde se desenvolvem questões de segurança em diferentes dimensões temáticas.
Este projeto tem por objetivo, por um lado, a implementação das Medidas de Autoproteção constantes da Lei da Segurança Contra Risco de Incêndio em Edifícios (Dec. Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro) e, por outro lado, a implementação junto dos alunos de um conjunto de aprendizagens relacionadas com a temática da Segurança.

 

Aprenda, clicando aqui, quais os passos a seguir num plano de evacuação.

 
 
Escola do Santo Condestavel