Convivialidade 2022 - DivertidaMENTE

Minimizar

A Convivialidade Ética e Mediação Escolar (Convivialidade Escolar) é uma iniciativa tutelada pela Secretaria Regional da Educação Ciência e Tecnologia (SRE) que visa incrementar nas escolas um ambiente escolar seguro, inclusivo, respeitador e propício às aprendizagens.

 

Este projeto de intervenção tem como principais desígnios:
a) promover em cada escola o debate e a reflexão sobre as prioridades e possibilidades de intervenção nesta área; 
b) analisar a incidência e a natureza dos vários comportamentos antissociais que ocorrem em contexto escolar; 
c) documentar as boas práticas que têm sido levadas a cabo pelas escolas com o propósito de combater estes fenómenos e estabelecer uma rede de partilha de informação e estratégias de intervenção com vista ao sucesso educativo dos alunos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS AO PROJETO DA CONVIVIALIDADE ESCOLAR
1) promover um ambiente escolar assente na convivialidade, na inclusão e num clima relacional positivo;
2) colaborar na satisfação, motivação e ligação à escola, por parte dos alunos;
3) conter a expressão dos fenómenos associados à violência que ocorrem em contexto escolar;
4) contribuir para o sucesso escolar dos alunos, ao favorecer um envolvimento mais propício às suas aprendizagens.

 

 

 

 

DivertidaMente

 

O programa DivertidaMente é constituído por um conjunto de sessões teórico-práticas, destinado aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico da RAM, com o objetivo de se desenvolver a aprendizagem socioemocional (ASE), através de uma abordagem assente na combinação das dimensões emocional, cognitiva e comportamental. Com este programa, aspiramos contribuir para o desenvolvimento das habilidades sociais da criança, nomeadamente, a cooperação, a empatia, o autocontrolo e a consciência social, estimulando a compreensão das reações emocionais do próprio e dos outros, das situações que as podem despoletar, assim como, dos comportamentos que normalmente lhes estão associados.  
Através do diálogo, das atividades expressivas e da reflexão, pretende-se, mais especificamente:


a) Atuar na prevenção primária;
b) Promover competências socioemocionais;
c) Prevenir ou reduzir problemas emocionais (internos e externos) e comportamentais;
d) Melhorar os comportamentos sociais e a relação entre pares;
e) Contribuir para a melhoria do desempenho escolar.


O programa é composto por dez sessões inspiradas no filme “Divertidamente” (2015) da Disney/Pixar, uma vez que este aborda a temática das emoções e pode constituir um reforço motivacional na adesão das crianças às atividades propostas. 
Com a intenção de ajustar as atividades às diferentes idades que compõem o 1.º ciclo do ensino básico, as sessões dirigidas aos 1.º e 2.º anos (entre os 5 e os 7 anos) diferem das sessões dirigidas aos 3.º e 4.º anos (entre os 7 e os 10 anos). Nas primeiras são abordadas cinco emoções básicas, nomeadamente, a alegria, tristeza, a raiva, o medo e a repulsa/nojo. Nas segundas, o número de emoções duplica e são trabalhadas de forma dicotómica, nomeadamente, alegria e tristeza, raiva e medo, repulsa e inveja, vergonha e culpa, orgulho e frustração.  

 

Escola do Santo Condestavel