A Escola do Santo Condestável – Externato, situa-se no Largo Conselheiro Aires de Ornelas, 14 Vila da Camacha, Município de Santa Cruz.Esta Escola do Santo Condestável foi fundada em 1924, por iniciativa de Abel Ferreira de Nóbrega, jovem natural da Camacha. A Camacha de então registava 90% de analfabetismo. O jovem Abel concebe a ideia de fundar uma escola onde as crianças pudessem estudar e recebessem as bases sólidas de uma educação moral e cristã. %;Além da construção de uma escola delineara também edificar uma capela construindo um único edifício. A Escola sob a égide do Beato Nuno Alvares Pereira seria o símbolo de Portugal, a capela sob a proteção de S. José seria o símbolo da Igreja. A Escola é inaugurada a 7 de maio, daquele ano, apenas com 2 salas de aulas, somente para rapazes. Esta obra é entregue, pelo Pároco da freguesia Pe. João Augusto de Faria, à responsabilidade da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, conhecida então pelas Irmãs Madeirenses, que passaram a dirigir a escola, até aos nossos dias. Mais tarde, em 1976/1977 a escola passa a ser mista. Em 1983 o edifício escolar sofre alterações sendo feita uma nova construção, mais ampla. As novas instalações passam a funcionar a partir de outubro de 1984, lecionando o 1º ciclo e o pré-escolar, em regime normal. Desde o ano letivo de 2004/2005 esta Escola funciona em regime de tempo inteiro, com um horário compreendido entre as 08h 15 m e às 18 h 00 m.

Escola do Santo Condestavel