Iniciação à programação no 1ºCiclo

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Este projeto pretende ser um contributo para o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional, à literacia digital e fomentar capacidades transversais ao currículo. Os conceitos a ele associados devem reforçar não só o domínio da computação, mas também conceitos-chave noutros domínios de aprendizagem (leitura, escrita, matemática, ciências, expressões, música, arte, etc.).

É importante tornar as aprendizagens cada vez mais significativas e contextualizadas, desafiando os alunos a desenvolverem competências multidisciplinares, reforçando a confiança nas suas capacidades. O focus na programação é relevante, mas mais importante é centrar o processo nas ideias, na criatividade, na colaboração e na resolução de problemas, assumindo uma perspetiva pedagógica motivadora.

Este projeto será dinamizado na área de TIC. 

           Com o projeto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico pretendemos que os alunos sejam capazes de:

            -  entender e aplicar princípios e conceitos fundamentais das Ciências da Computação;

            -  descrever e representar simbolicamente sequências de ações de atividades do quotidiano;

            -  planificar sequências de instruções que permitam a realização de uma dada tarefa;

            -  utilizar diferentes tipos de dados (textos, números, entre outros);

            -  criar sequências de instruções que envolvam seleção e repetição;

            -  analisar algoritmos, identificando o seu resultado;

            -  reconhecer que um algoritmo pode ser reutilizado em diferentes situações;

            -  identificar um problema e decompô-lo em subproblemas;

            -  planificar e criar um projeto de forma estruturada;

            -  identificar e corrigir erros existentes na programação de um projeto;

            -  otimizar a programação da solução encontrada;

         -  resolver problemas, criar histórias animadas e construir jogos com recurso ao desenvolvimento de programas informáticos;

            -  usar as Tecnologias de Informação e Comunicação de forma responsável, competente, segura e criativa;

       -  desenvolver competências nas diferentes áreas das componentes do currículo, bem como nas áreas transversais, por exemplo, no âmbito da Educação para a Cidadania, em articulação com o professor titular da turma, sempre que o mesmo não seja o responsável pela implementação deste projeto;

            -  apresentar um projeto desenvolvido pelo seu grupo e partilhá-lo com outros;

            -  analisar e comentar projetos desenvolvidos pelos pares.

 

 

 

 

 

Isabel Campos de Slidely by Slidely Slideshow

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Escola do Santo Condestável 


Escola do Santo Condestavel