Curiosidades

Autores: Espaço dedicado aos autores portugueses de literatura infantil

Luísa Ducla Soares       Biografia     (saber mais...)

Pedro Messeder          Biografia

Documentação

Regulamento Interno da Biblioteca Escolar

E-books

Um bocadinho de inverno

2023/2024

Aqui estamos para mais um ano de atividades lúdicas em que vamos aprender muito na nossa Biblioteca.

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Projeto da Biblioteca

Este projeto pretende ser uma proposta de atuação no âmbito da Animação sócio-cultural de bibliotecas escolares, visando o desenvolvimento harmonioso e equilibrado de cada aluno, pretendendo despertar e/ou reforçar o interesse e motivação dos mesmos para a leitura e para o livro, a partir de um vasto leque de técnicas, e divertir-se experimentando, observando, manuseando, partilhando, pesquisando, refletindo, discutindo, descobrindo, imaginando, criando, adquirindo e construindo os seus próprios saberes.

Cumprindo este e outros objetivos procedendo-se à seleção de algumas temáticas, relevantes porque se encontram no centro de interesses das crianças e povoam o seu imaginário ou porque, por outro lado, se prendem com a existência de um projeto educativo escolar e com a vivência de épocas festivas e dias comemorativos, incontornáveis quando se procura fazer uma ligação entre a escola e meio envolvente, propiciando a sua abertura ao exterior e à vida.

As atividades propostas, planificadas sempre de forma flexível e ajustada às diferentes turmas, procuram proporcionar abordagens divertidas e atrativas dos diversos temas, permitindo aprender e consolidar conhecimentos de forma menos convencional e mais dinâmica.

Cabe ainda aqui referir que toda a nossa ação, embora consentânea com a especificidade da nossa função e dos nossos objetivos, estará integrada num projeto comum ao estabelecimento de ensino no qual a biblioteca se insere, beneficiando dos recursos disponíveis e contando, sempre que possível, com a colaboração do restante pessoal da comunidade escolar e da comunidade adjacente, especialmente as famílias dos educandos.

Resta-nos, por fim, salientar o caráter provisório deste projeto e insistir no fato do mesmo constituir apenas uma base de trabalho, que deverá ser, necessariamente ajustada e ajustável às condições, recursos e, particularmente, às caraterísticas e especificidades dos destinatários da nossa acção.

Técnicas Superiores de Biblioteca: Maria Isabel e Sílvia Caldeira.

Escola Básica 1ºCiclo/Pré-Escolar e Creche de Santa Cruz