Dia Eco-escolas 2022

Minimizar

Dia Eco - escolas:

1 - Declamação de Poesias
2- Hastear da Bandeira
3 - Entoação do Hino Eco - escolas
4 - Lanche Saudável
 
 
 
  

Visita à Estação de Triagem e Tratamento de Resíduos Sólidos

Minimizar

O 3.° e 4° anos visitaram a Estação de Triagem e Transferência de Resíduos Sólidos no passado dia 18/3/22. Foram guiados pelo técnico Bruno Alves e gostaram muito de conhecer o trabalho ali desenvolvido. E no final até tiveram um brinde: um saco de pano e um mini ecoponto, tão giro!!!

 

  

Biodiversidade 2021-22

Minimizar

Construção de um placar temático/cartaz, após diálogo sobre a proteção dos Animais e sua importância para o equilíbrio da Natureza.

           

  

Passatempo "Pela Nossa Floresta" 2020/21

Minimizar

Este ano, dadas as contingências da pandemia, decoramos apenas uma rodela grande para ser oferecida a um Posto de Guardas Florestais, como forma de agradecimento pelo seu trabalho em prol da proteção da nossa floresta. Um passatempo da responsabilidade do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e trabalho realizado pelos alunos do 3°ano.

 

  

Enter Title

Minimizar

Programa Eco-escolas

A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92) , é descrita em 7 passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Os 7 passos:

 

  1. Formalização de um Conselho Eco-Escola (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, pais, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades)
  2. Realização de uma Auditoria Ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo)
  3. Construção de um Plano de Ação (planificação/previsão das atividades nos vários temas de trabalho: Resíduos, Água, Energia (fundamentais) + tema do ano (“Comunidades Sustentáveis” e/ou “Espaços Exteriores” em 2019/20) + outros que a escola pretenda trabalhar
  4. Monitorização e Avaliação (análise do sucesso das atividades realizadas face a metas concretas – ex: diminuir em 20% os resíduos indiferenciados; criação de brigadas verdes para monitorização das ações da comunidade escolar.
  5. Trabalho Curricular (as atividades Eco-Escolas poderão ser integradas em várias disciplinas)
  6. Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local (divulgação do Programa na escola e na comunidade;  articulação com outras entidades; realização do Dia Eco-Escolas
  7. Eco-Código (conjunto de frases, ideias, compromissos elaboradas pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola)

EB1/PE de São Gonçalo