GERMINADOR DE SORRISOS

30-06-2017 | EB1PESJorge

A nossa escola abraçou o projeto “Semear Saúde, Colher Sorrisos” promovido pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e a Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira- ADENORMA.

Este projeto visa a promoção da produção e do consumo de germinados de sementes de várias espécies agrícolas, os quais proporcionam, qualitativa e ou quantitativamente, excelentes características quanto ao valor nutricional.

Este projeto foi apresentado aos nossos alunos do 3º e 4º anos, no dia 15 de maio, por duas Engenheiras Agrónomas, de forma a sensibilizar a comunidade para uma alimentação mais saudável. Iniciaram a apresentação com o visionamento de um PowerPoint sobre uma alternativa alimentar, tendo por base diversas espécies de rebentos (grãos de cereais, leguminosas e oleaginosas). Estes são criados em pequenos germinadores (cuvetes, sacos de linho). Em seguida, houve a atividade de degustação na qual os alunos foram expressivos e a maioria estranhou o sabor. Por fim, fizeram a experiência de semear.

A evolução das sementes foi acompanhada e registada ao longo da semana; no último dia os alunos partilharam com o resto da escola, de modo a provarem os rebentos de feijão.

Cada aluno recebeu como oferta um germinador e sementes para realizar a experiência, também em casa.

EB1/PE/C de São Jorge